FCecon amplia pesquisas em oncologia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) aumentou em 74% o número de bolsistas com pesquisas em desenvolvimento na área de oncologia na instituição entre 2011, quando o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) foi implantado.

O Paic-FCecon começou de forma tímida, há dois anos, no hospital que hoje é considerado referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, com a adesão, à época, de 23 acadêmicos das diversas áreas da saúde. Nesta quarta-feira, 7 de agosto, durante a abertura da II Jornada Científica Paic-FCecon, foram apresentados aos 40 novos bolsistas que farão parte da nova etapa do programa denominada 2013/2014 as regras e propósitos do programa.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Kátia Luz Torres, o aumento do número de interessados neste tipo de trabalho é fruto de uma ação conjunta entre o hospital e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para alavancar a área científica no Estado. “Podemos dizer que a FCecon é um terreno fértil. A iniciação científica tem como propósito plantar uma semente e é isso que estamos fazendo aqui na Fundação”, disse.

Os novos pesquisadores terão o prazo de um ano para desenvolverem os trabalhos, todos eles voltados para a área da oncologia, os quais no futuro poderão influenciar na melhoria da assistência ao paciente com câncer não só no Brasil, mas também em outros países.

Encerramento do Paic 2012/2013 – A II Jornada Científica Paic-FCecon, que ocorre até o próximo dia 9 (sexta-feira), terá na sua programação a apresentação e defesa dos resultados das 36 pesquisas desenvolvidos nos últimos 12 meses (Paic 2012/2013) para uma banca de doutores convidados pela instituição. Em seguida, eles deverão ser publicados em revistas científicas ou apresentados em outros eventos da área.

Já os 40 universitários que iniciaram a nova etapa do programa (Paic 2013/2014) nesta quarta-feira terão até setembro para apresentarem os primeiros artigos individuais e até julho do próximo ano para concluírem as pesquisas.

Os trabalhos dos dois grupos de acadêmicos serão expostos no II Congresso Pan Amazônico de Oncologia, que acontecerá em Manaus, entre os dias 27 e 30 de novembro, no Manaus Plaza Shopping – avenida Djalma Batista – e cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://www.panamazonicodeoncologia.com.br . O evento será promovido pela FCecon, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa.

CNPq – De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa Kátia Torres, a FCecon tem se fortalecido ao impulsionar a área científica no Estado. Ela destaca que, hoje, o hospital possui inscritos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quatro grupos de pesquisa: Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Tratamento Multimodal do Câncer e Bases Biológicas e Moleculares das Neoplasias. Três deles estão enquadrados na categoria de Ciências da Saúde e um na de Ciências Biológicas.

Fazem parte desses grupos 34 pesquisadores cadastrados, dos quais 11 são doutores e são 16 mestres. Os demais são mestrandos e doutorandos. Eles participam do Paic-FCecon como orientadores das pesquisas em andamento, repassando aos estudantes todo o conhecimento de quem já faz parte da comunidade científica. A ideia, de acordo com Kátia Torres, é que este número seja cada vez mais ampliado, já que o ingresso no Paic-FCecon pode ser o início de uma carreira científica promissora para esses acadêmicos.

(Amazonianarede – Assessoria)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.