FAB tem estrutura especial de controle Festival de Parintins

FAB trabalha com estrutura especial no Festival de Parintins
FAB trabalha com estrutura especial no Festival de Parintins
FAB trabalha com estrutura especial no Festival de Parintins

Parintins – A Força Aérea Brasileira  (FAB) vai adotar um esquema especial de controle de tráfego aéreo durante o 50º Festival Folclórico de Parintins, evento tradicional do interior do Amazonas a ser realizado entre os dias 26 e 28 de junho. A previsão é de que durante esse período haja um aumento da ordem de 2000% de movimentos aéreos no município.

De olho nessa elevação, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) ativou uma estrutura composta pelo Controle de Área de Terminal e Torre de Controle (APP/TWR). A operação envolve 31 militares, em um grupo composto por técnicos, controladores, meteorologistas e especialistas em informações aeronáuticas.

“Parintins tem uma média de 200 movimentos aéreos mensais, sendo 50 semanais. No festival são esperados de 800 a 1000 movimentos aéreos no período que envolve três dias antes do evento e até dois dias depois, o que representa um envolvimento de cerca de uma semana. Dessa forma, se compararmos os 50 movimentos aéreos semanais que ocorrem normalmente com os prováveis 1000 do festival, temos 2000% por cento de aumento”, explica o coordenador da operação de Parintins, Major Aviador Sandro Benedet.

O Festival de Parintins está entre os cinco maiores eventos festivos nacionaise tem repercussão internacional. Este ano, a cidade espera atrair mais de 60.000 turistas e centenas de voos extras foram oferecidos para comportar essa demanda.

As atividades do CINDACTA IV foram precedidas pelo suporte técnico e operacional de diferentes organizações da Força Aérea, como o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica (PAME), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.