Exposição “Amazonas: Um olhar quase caboclo” entra em cartaz em 1º de outubro

(Foto: Divulgação)

A vida ribeirinha em sua essência e morada é retratada nas mais de 40 obras do artista plástico amazonense Pedro Falabella, que apresenta, a partir do dia 1° de outubro, no Centro Cultural Palácio da Justiça, a exposição “Amazonas: Um olhar quase caboclo”, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

A exposição ficará aberta ao público de 1° de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, s/n, Centro de Manaus, com horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e no domingo, das 17h às 21h. A entrada é gratuita.

A passagem pelas bases do desenho a lápis, do bico-de-pena, da aguada, qualificou Pedro Falabella, artista plástico e também diretor da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para o ingresso no universo das cores, optando por sempre retratar a realidade regional e manifestar o seu encanto especial em pintar o Amazonas:“Tenho uma paixão enorme pelos rios da nossa região, pelas palafitas e porque não retratá-los da forma mais bonita e colorida? Vou pintar sempre o que me inspira e com o que me identifico”, disse.

Para Jander Reis, curador da exposição, o artista é um exemplo de George Huebner e Silvino Santos que nos deixaram um legado de iconografia de imagens retratadas da nossa exuberante Amazônia: “Falabella retrata tudo o que lhe rodeia, se aventurando através da imaginação de suas criações, prioriza as paisagens pictóricas e cotidianas do seu dia a dia expressando o seu lado afetivo aos hábitos e costumes do ribeirinho”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.