
Manaus, AM – Para sensibilizar a população e dar o exemplo sobre o uso excessivo do automóvel, o prefeito Arthur Virgílio Neto, neste Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, saiu de casa para o trabalho de bicicleta. Foram cerca de 30 minutos de pedalada, da Ponta Negra até a sede da prefeitura, na avenida Brasil, zona Oeste.
“É um ato simbólico, porque como tenho uma agenda diária bem movimentada e não dá para fazer tudo de bicicleta. A ideia é estimular aqueles que podem para que usem suas bikes. Mesmo com todas as restrições de recursos, vamos avançar em nossa meta de transformar a bicicleta como um modal do transporte, criando novas ciclovias e ciclofaixas”, disse o prefeito.
O percurso de quase dez quilômetros não apresentou nenhuma ocorrência que oferecesse risco ao grupo de ciclistas que acompanhou o prefeito. Vale destacar que o Município já iniciou o projeto para construção de uma ciclovia nesse mesmo trajeto, que vai da avenida Senador Álvaro Maia até a Marina do David.
“Sempre gostei de pedalar e quando comecei apraticar essa atividade o desrespeito ao ciclista era muito maior. Hoje pude perceber os motoristas dando passagem e respeitando o espaço das pessoas que me acompanhavam”, observou Arthur Neto.
O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, sendo adotado por cidades do mundo inteiro. A ideia é propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação aos carros e motos. Pedalar por 15 minutos, além de bom para o meio ambiente, já supre a necessidade de exercício diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dicas de segurança para os ciclistas:
– Circular ocupando a faixa da direita e na mesma mão dos carros. Lembrando que os motoristas e motociclistas devem manter uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar um ciclista;
– Pedalar com crianças requer atenção redobrada, mesmo em áreas exclusivas para ciclistas. Elas se distraem facilmente e podem sair do caminho que estão fazendo. Um breve momento de distração pode fazer com que invadam a pista dos carros;
– Evitar grandes avenidas porque o espaço deixado pelos carros é muito pequeno, as ruas menores são mais seguras e menos poluídas. Além disso, não circule pelo corredor entre os carros quando eles estiverem em movimento;
– A calçada é destinada para os pedestres, por isso evite circular por elas para evitar acidentes;
– Use capacete e luvas, bem como luzes, refletivos e faróis, sempre sinalizando suas intenções no trânsito, avisando o que pretende fazer. Fique atento ao que acontece, tentando antecipar as ações dos que estão ao seu redor.
Amazonianarede