Exemplo: No Dia Mundial Sem Carro, prefeito Arthur Neto foi trabalhar de bicicleta

Dando exemplo, no dia mundial sem carro, Arthur foi trabalhar de bike
Dando exemplo, no dia mundial sem carro, Arthur foi trabalhar de bike
Dando exemplo, no dia mundial sem carro, Arthur foi trabalhar pedalando uma  bike

Manaus, AM – Para sensibilizar a população e dar o exemplo sobre o uso excessivo do automóvel, o prefeito Arthur Virgílio Neto, neste Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, saiu de casa para o trabalho de bicicleta. Foram cerca de 30 minutos de pedalada, da Ponta Negra até a sede da prefeitura, na avenida Brasil, zona Oeste.

“É um ato simbólico, porque como tenho uma agenda diária bem movimentada e não dá para fazer tudo de bicicleta. A ideia é estimular aqueles que podem para que usem suas bikes. Mesmo com todas as restrições de recursos, vamos avançar em nossa meta de transformar a bicicleta como um modal do transporte, criando novas ciclovias e ciclofaixas”, disse o prefeito.

O percurso de quase dez quilômetros não apresentou nenhuma ocorrência que oferecesse risco ao grupo de ciclistas que acompanhou o prefeito. Vale destacar que o Município já iniciou o projeto para construção de uma ciclovia nesse mesmo trajeto, que vai da avenida Senador Álvaro Maia até a Marina do David.

“Sempre gostei de pedalar e quando comecei apraticar essa atividade o desrespeito ao ciclista era muito maior. Hoje pude perceber os motoristas dando passagem e respeitando o espaço das pessoas que me acompanhavam”, observou Arthur Neto.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, sendo adotado por cidades do mundo inteiro. A ideia é propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação aos carros e motos. Pedalar por 15 minutos, além de bom para o meio ambiente, já supre a necessidade de exercício diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dicas de segurança para os ciclistas:

– Circular ocupando a faixa da direita e na mesma mão dos carros. Lembrando que os motoristas e motociclistas devem manter uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar um ciclista;

– Pedalar com crianças requer atenção redobrada, mesmo em áreas exclusivas para ciclistas. Elas se distraem facilmente e podem sair do caminho que estão fazendo. Um breve momento de distração pode fazer com que invadam a pista dos carros;

– Evitar grandes avenidas porque o espaço deixado pelos carros é muito pequeno, as ruas menores são mais seguras e menos poluídas. Além disso, não circule pelo corredor entre os carros quando eles estiverem em movimento;

– A calçada é destinada para os pedestres, por isso evite circular por elas para evitar acidentes;

– Use capacete e luvas, bem como luzes, refletivos e faróis, sempre sinalizando suas intenções no trânsito, avisando o que pretende fazer. Fique atento ao que acontece, tentando antecipar as ações dos que estão ao seu redor.

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.