Exclusivo: Céu limpo ajuda manauara a ver eclipse total da Lua

Eclipse total da Lua
Eclipse total da Lua

Manaus – Um eclipse lunar total pôde ser observado em todo o Brasil na madrugada desta terça-feira (15). No entanto, o tempo nublado em algumas regiões, atrapalhou a visualização do fenômeno e impossibilitou alguns sites de realizarem a transmissão ao vivo.
Em Manaus, o céu quase limpo na madrugada ajudou e muitas pessoas saíram mais cedo da cama para acompanhar o fenômeno. A repórter fotográfica Sandra Monteiro, do Portal Amazonianarede, acompanhou e registrou imagens exclusivas que você vê abaixo.

De acordo com Marcos Calil, consultor de astronomia do Climatempo, a lua entrou no estado de penumbra por volta das 2h. Nesse horário, cidades brasileiras com baixos níveis de poluição já podiam observar o fenômeno a olho nu. Ele informou que às 4h45 foi registrado o momento máximo do eclipse lunar, a partir do qual o eclipse começa a regredir.

Saiba mais

Eclipse é um fenômeno astronômico no qual um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por certo espaço de tempo. O motivo é a interposição de outro corpo celeste.

O eclipse lunar total ocorre quando a lua passa pela sombra da Terra, ou seja, quando a Terra se localiza entre o sol e a lua.

Se você perdeu o eclipse na madrugada desta terça-feira, haverá outras oportunidades. Este é o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares totais, conhecidos como “tétrade”. O fenômeno vai se repetir mais três vezes até setembro de 2015. Depois disso, só em 2032.

15-04lua

15-04lua115-04lua315-04lua415-04lua615-04lua515-04luafinalTexto: Sérgio Costa – Climatempo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.