Ex-sargento da Aeronáutica é preso por estelionato em Manaus

(Fotos: Ascom)

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas, por meio do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou na noite de segunda-feira (27), por volta das 23h, a prisão de Paulo César de Mendonça Júnior, 32, natural do Rio de Janeiro, realizada por policiais militares da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) em um hotel localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

Paulo foi denunciado pelo gerente do estabelecimento. De acordo com o funcionário, o infrator havia se hospedado no último dia 25, apresentando um comprovante de transferência bancária como depósito antecipado pela estadia no valor de R$ 2.157,12. Porém, na segunda-feira (27) o gerente constatou que a transferência não havia sido compensada na conta bancária do hotel e entrou em contado com o banco, que informou que a conta em questão não existia.

Durante o fim de semana, Paulo teria recebido convidados no hotel e consumido bebidas alcoólicas, entre uísque, energéticos e caipirinha, além de comidas sofisticadas, como salmão e carnes nobres, gerando uma conta no valor de R$ 4 mil.

Ao chegar ao hotel no final da tarde de ontem, Paulo foi abordado pelo funcionário, que na ocasião questionou a “falsa transferência”. O homem disse que havia acontecido algum engano e que não tinha como pagar a conta em dinheiro, pois a agência bancária já estava fechada. A partir daí, o gerente suspeitou de estelionato e resolveu acionar os policiais da 16ª Cicom.

Paulo foi conduzido ao 12º DIP, onde foi constatado que ele já tinha dois processos no Rio de Janeiro pelo mesmo crime praticado em hotéis de luxo da Cidade Maravilhosa. Em Manaus, ele já tinha aplicado o mesmo golpe no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), onde trabalhou ocupando o cargo de Terceiro-Sargento da Aeronáutica. Neste caso, o advogado dele apresentou um atestado de insanidade mental. O processo está em fase de julgamento.

Durante a apresentação dos documentos pessoais dele na unidade policial, os investigadores constataram que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era falsificada, uma vez que ele possui dois documentos com datas de expedição iguais, em 2011, e vencimentos diferentes, uma vencida em 2012 e outra com vencimento em 2018. Ao realizarem pesquisa no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), souberam que a última movimentação foi registrada em 2007.

Uma agenda, contendo informações de hospedagens, e-mails que ele criava para fazer reservas na Internet e outros serviços, além de um notebook, onde Paulo aparece em fotografias em hotéis de luxo, foram apreendidos pela Polícia Civil.

A Delegada Titular do 12º DIP, Hosana Andrade, falou durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje sobre a importância da prisão de Paulo.

“Tiramos de circulação uma pessoa que enganou muita gente, não somente em estabelecimentos comerciais de Manaus, mas de outros estados. Ele cometia estelionatos em nome de uma “vida louca”. Essa foi a primeira vez que esse rapaz foi flagranteado e esperamos que outras vítimas entrem em contato conosco a fim de formalizarmos as denúncias e incluirmos novos indícios ao inquérito policial dele”, afirmou a Delegada Hosana Andrade.

Paulo foi autuado por estelionato e falsificação de documento público (Artigos 171 e 297 do Código Penal Brasileiro). Após a realização dos procedimentos legais, ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde permanecerá à disposição da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.