Estudantes de 17 nacionalidades fazem intercâmbio na UFRR

11-05ufrr8Boa Vista, RR – Através de programas de mobilidade acadêmica, alunos de outros países têm a oportunidade de estudar na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, a instituição conta com 43 estudantes de 17 diferentes nacionalidades. Eles são oriundos de países como Guiné-Bissau, Angola, Peru, Colômbia, Honduras, Bolívia, Gana, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Togo, República do Congo, Haiti, Espanha, Estados Unidos, México e Paraguai.

Durante o ano, a coordenação de relações internacionais da UFRR consulta todos os coordenadores nos cursos de graduação, verificando a possibilidade de abertura de vagas para alunos de intercâmbio. “Nós já finalizamos o levantamento para novos alunos em 2015 e estaremos ofertando 74 vagas nos diversos cursos disponíveis na instituição” informou o coordenador de relações internacionais da UFRR, Alberto Castro.

Os alunos nos países estrangeiros ficam sabendo da oportunidade através das embaixadas brasileiras em seus países de origem. “Nós disponibilizamos essas informações para o Ministério da Educação e para o Ministério de Relações Exteriores, que divulgam isso nas representações diplomáticas nos países com quem o Brasil mantêm relações”, ressaltou o coordenador.

A universidade também disponibiliza vagas para alunos de pós-graduação. A oferta é enviada à Organização dos Estados Americanos (OEA), um programa capitaneado pelo grupo Coimbra de universidades brasileiras, do qual a UFRR faz parte. “Temos interesse nos alunos da América Latina e Caribe. Queremos atrair alunos estrangeiros para também incentivar os alunos da UFRR a realizarem intercâmbio”, disse Alberto.

“Estou gostando muito da experiência de viver no Brasil. Há muitas coisas interessantes para fazer, mas o meu maior desafio é o clima. É muito quente durante o dia. É sempre bom conhecer novos lugares e culturas, e os brasileiros são muito amigáveis”, disse o ganês, Philip Mahama, estudante de Ciências da Computação na UFRR. (I.S.)

Fonte: Folha BV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.