Manaus, AM – Ontem, 5 de setembro, a maior data cívica do Amazonas, os estudantes os estudantes manauenses, realizaram um grande e espetacular show de civismo no sambódromo, com a participação de mais de 20 atores, mil atores, num desfile sensacional, no Sambódromo
O desfile cívico em comemoração ao feriado da Elevação do Amazonas a categoria de Província teve a participação de estudantes das escolas estaduais, municipais e da rede privada com dez mil alunos reuniu aproximadamente 20 mil pessoas no Sambódromo, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Os estudantes distribuídos em sete distritais com 28 escolas representaram as 236 escolas de Manaus na comemoração pelo 5 de setembro, data de Elevação do Amazonas à Categoria de Província.
Segundo o secretário da Seduc, Algemiro Lima, os desfiles também ocorreram no interior do Estado por conta do feriado. “Todas as escolas gostariam de estar aqui, mas nós precisamos escolher os pelotões de acordo com os setores de Manaus para representar todas elas. As cidades do interior do Estado também estão realizando desfile hoje”, disse.
Pascarelli
O governador em exercício, Flávio Pascarelli, ressaltou a importância em comemorar a data de independência política do Amazonas. “Momentos como esse reforçam o sentimento de orgulho da terra, tanto nos estudantes quanto na população”, destacou.
Assistindo pelo segundo ano, a dona de casa Alcilene Santana, 51, foi ver o sobrinho de 16 anos desfilar. Para ela, o desfile acende um espírito cívico nas crianças e jovens. “Mostra para eles que é preciso lutar para conseguir algo melhor”, destacou.
O aposentado Francisco Heraldo Cardozo, 66, também veio ver o sobrinho de 16 anos. Hoje é a primeira vez que ele volta ao desfile 20 anos após trazer os filhos. “Fico até emocionado. Isso é algo que não pode acabar, pois alimenta o patriotismo na alma deles”, disse.
Bandas e fanfarras
As bandas e fanfarras animaram o público presente nas arquibancadas e na passarela. Para a estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro 2º, Amanda Neves, o desfile é uma experiência única. “Nós ensaiamos muito para sair perfeito, muita gente gostaria de estar aqui e não pode, por isso demos o nosso melhor”, disse.
Além de escolas da rede estadual e municipal de ensino, instituições da rede privada também participaram do desfile, como o Centro Educacional Batista Canaã, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus Zona Leste, dos Desbravadores Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Foram 15 pelotões que passaram pela “avenida do samba”, abrindo com a Educação Especial, com a Coordenadoria Distrital de Educação 1; E.E. Manoel Marçal; E.E. Diofanto Vieira Monteiro; E.E. Augusto Carneiro dos Santos; Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Abrigo Moacir Alves; Associação Futuristas do Amazonas; Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; Colégio Amazonense Dom Pedro II; Bandeiras das Escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 1; Frei Silvio Vagheggi (Fanfarra) e Equipe da CDE 01 e Gestores Escolares.
Amazonianarede-DA