Manaus – Nesta quinta-feira (29), os estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) dão continuidade à realização do curso “Como construir minha própria casa”, projeto de extensão que oferece aulas teóricas e práticas de construção civil à comunidade.
O curso, organizado por alunos e professores da universidade, teve início nesta segunda-feira(26) e se estende até o sábado (08/12).
As aulas teóricas do projeto envolvem temas variados, como instalação hidráulica, construções de alvenaria e concreto e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h na sede do Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA), na rua São Vicente de Paula, bairro Redenção, zona oeste de Manaus.
Primeira aula
A primeira aula prática será no próximo sábado (1º/12), das 14h às 18h, nas proximidades do REUSA, onde alunos do projeto vão colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as exposições teóricas.
No sábado (08/12), a edição do projeto será concluída durante a segunda aula prática que será ministrada na Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA), localizada na Av. Darcy Vargas, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.
Após a conclusão do projeto, os alunos que obtiverem 75% de presença vão receber um certificado de conclusão que será entregue em uma cerimônia no auditório da EST na segunda-feira (10/12).
“O nosso principal objetivo é ensinar os alunos da comunidade a construírem de forma barata e segura as suas próprias casas e até mesmo conseguirem uma renda extra, além de qualificação profissional”, afirma Jasmim de Oliveira, acadêmica de engenharia e uma das coordenadoras do projeto.
As próximas edições do curso estão previstas para o primeiro semestre de 2019.
Construção
O curso “Como Construir Minha Própria Casa” tem como objetivo retribuir para a sociedade o investimento em educação na universidade pública.
Desenvolvido em parceria com organizações comunitárias, o projeto está na terceira edição e é realizado por três alunos bolsistas e 43 alunos voluntários da área de engenharia civil, arquitetura e engenharia elétrica da UEA, e pelos professores Francisco dos Santos Rocha e Fernando Fernandes.
Amazoninarede-UEA