Estudantes conhecem história dos edifícios antigos de Manaus com apoio da Fapeam

`Palácio Rio Negro, Manaus

O projeto apoiado pela Fapeam possibilita que os alunos saibam mais sobre a história dos prédios históricos com base no olhar artístico de Moacir de Andrade 

Manaus, AM – Quem passa pelo entorno do Mercado Aldopho Lisboa, do Teatro Amazonas e Igreja de São Sebastião, entre outras locais que fazem parte do Centro Histórico de Manaus, nem imagina a rica história que tem por trás de cada construção.

Foi com o pensamento de despertar um novo olhar sobre as edificações antigas daquela região da capital, por meio da iconografia do artista plástico Moacir Andrade, que um projeto foi desenvolvido por estudantes da Escola Municipal Anastácio Assunção, localizado no bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus.

O projeto intitulado “Iconografia de Moacir Andrade: Um olhar sobre as edificações antigas no Centro Histórico de Manaus” foi desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

De acordo com a coordenadora do projeto, Vilma Mendes Marialva, muitos dos prédios antigos, que estão localizados, principalmente, no Centro de Manaus trazem consigo muito da história da cidade. Professora da disciplina de Artes na escola, ela explica que devido à correria do dia-a-dia ou até mesmo pelos prédios já fazerem parte da rotina de muitos manauaras, essas construções acabam não recebendo a devida atenção.

“Nosso projeto é um  olhar artístico sobre as edificações antigas do centro histórico de Manaus. Já fomos ao centro da capital e conhecemos algumas dessas edificações.

Esse projeto vai permitir esse novo olhar sobre as edificações que por conta da vida agitada acaba passando despercebido. Além de entender que tudo isso faz parte da nossa história”, contou a professora.

O projeto teve como fonte de inspiração o grande artista plástico Moacir de Andrade, que faleceu no ano de 2016, considerado uma referência, nacionalmente e internacionalmente, quando se trata de cultura amazônica. Vilma explica que o projeto de pesquisa permite que a arte de Moacir de Andrade dialogue com a comunidade escolar, relacionando a percepção, criação, sensibilidade e emoção presentes na sua obra.

“Contemplar a beleza  de tais lugares vale a pena, assim como saber um pouco de sua história. Moacir Andrade retratou os temas amazônicos com paixão, buscando inspiração em suas vivências e em sua origem amazônica. Sem sombra de dúvida, Moacir de Andrade é a maior expressão cultural das Belas Artes da Amazônia do século 20.

`Palácio Rio Negro, Manaus

Como grande expressão  da arte amazônica, ele não poderia deixar de contemplar em suas obras, a história da cidade de Manaus e suas importantes edificações”, conta Vilma.

Visitas 

 O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Colégio Benjamin Constant, o Teatro Amazonas e todo aquele entorno do Largo São Sebastião, com o Palácio da Justiça e a Igreja São Sebastião são alguns dos pontos já visitados pelos cientistas juniores. Tudo foi realizado sob a supervisão da professora.

Além disso, a equipe formada pelos bolsistas  Andreia Silva, Kimberly Morais, Rayson Silva, Juan Ribeiro e Kevelly Ferreira, todos eles do ensino fundamental, levantou questionamentos de como sugiram as edificações e em qual período foram construídas.

“Os alunos gostam muito porque trabalhamos também a parte da história. Existem várias coisas que eles só ouviram falar e agora estão conhecendo”, explicou a professora.

A aluna Kimberly Morais diz que antes quando passava pelo centro de Manaus não prestava atenção nos detalhes dos prédios históricos.  Após sua participação no projeto, ela mudou a visão. “Não sabia que tinha uma história por trás de cada prédio. Por meio do projeto eu tive mais conhecimento. As histórias são bonitas e interessantes de se ouvir”, informa a cientista Júnior.

Palacete Provincial, Manaus

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam que visa à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

Amazonianarede

 

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