Estudantes apresentam resultados de projetos desenvolvidos no programa RH-TI

O trabalho tem o apio da Fapeam

 

O trabalho tem o apio da Fapeam
O trabalho tem o apio da Fapeam

Amazonas – Os resultados de quase 20 projetos desenvolvidos por 26 alunos de seis escolas públicas do Amazonas no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), ação desenvolvida pelo Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), serão apresentados nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, no Seminário e Mostra de Ensino Tecnológico do RH-TI, na Escola Estadual Senador Petrônio Portella (avenida Bartolomeu Bueno da Silva, s/nº, Dom Pedro, zona centro-oeste), a partir das 8h30.

O programa estimula estudantes a partir do segundo ano do ensino médio a seguirem carreira acadêmica profissional nas áreas de Tecnologia da Informação no Amazonas.

A mostra tecnológica com a produção dos cientistas juniores irá apresentar atividades desenvolvidas no segmento da robótica, aplicativos, games, realidade aumentada.

Também serão apresentados trabalhos finalistas da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e Ciência Jovem, ocorridos neste ano.

Salas temáticas

De acordo com o coordenador do evento, Júlio Coelho e Silva, haverá três salas temáticas para as demonstrações e interação com os visitantes. Três aplicativos serão apresentados: o Vegreen, um aplicativo voltado para pessoas vegetarianas que traz informações nutricionais e rede de restaurantes voltados para este público. O aplicativo foi apresentado durante a Mostratec, no mês de novembro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Outro projeto desenvolvido pelos estudantes é a ecologia aumentada para óculos cardboard. “A primeira sala será destinada para os games produzidos pelos alunos.

O segundo espaço é uma área reservada para robótica, onde será feita uma competição entre robôs e alguns serão controlados pelos visitantes. A terceira sala é voltada para projetos que participaram das feiras tecnológicas e congressos científicos”, explicou o coordenador do evento.

Sustentabilidade

Na área de sustentabilidade, os visitantes poderão conhecer as pranchas de Stand Up Paddle (SUP) criada a partir das garrafas do tipo PET (Polietileno Tereftalato) encontradas nas ruas da capital. Outro projeto desenvolvido pelos cientistas juniores é a utilização de caroços de tucumã na produção de carvão sustentável.

Paralelo ao evento será realizado uma mesa redonda que terá como tema Ensino Tecnológico”, com a participação da doutora em Educação Nádia Falcão e do doutor em Ciências da Computação, Ruiter Caldas. O evento acontece no dia 6 dezembro às 9h, no auditório da escola.

Amazonianarede-Secom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.