Manaus, AM – O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, registrou embarques e desembarques de 3,2 milhões de passageiros entre janeiro e outubro de 2016. O número representa 1 milhão a mais que o registrado em 2015.
A realização d as Olimpíadas e de jogos de futebol na Arena da Amazônia colaboraram para o aumento. Dados são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).Para 2017, no entanto, ainda não há estimativa de movimentação no aeroporto.
Dentro do Amazonas, voos saindo de Manaus são mais comuns para: Barcelos, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
Nos destinos nacionais, os locais mais recorrentes são: Belém, Itauba e Santarém, no Pará, Brasília, no Distrito Federal, Boa Vista, em Roraima, Confins, em Minas Gerais.
Além desses, há também alta procura por Cuiabá, Fortaleza, São Paulo, Porto Velho, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Destinos internacionais mais procurados são: Miami, Panamá, Curaçao, Barcelona, na Venezuela.
Melhorias
Em novembro de 2016 foi inaugurado o hotel de descanso rápido no Aeroporto Eduardo Gomes. O estabelecimento conta com 12 suítes e oferece aos hóspedes serviços exclusivos como água quente, camas queen e acesso a cadeirantes.
Até o final do primeiro semestre de 2017, a Sala Vip do embarque internacional também estará disponível aos passageiros, de acordo com a Infraero. Para o início de 2017, está prevista a inauguração de duas lojas no setor de embarque e desembarque internacional.
Os novos empreendimentos, conhecidos também como Free Shop, deverão comercializar produtos importados com valores inferiores aos praticados nas lojas de shopping, uma vez que eles são vendidos com isenção ou redução de impostos.
Nas lojas de Dutry free são encontrados diversos tipos de produtos importados, desde eletrônicos, roupas, bebidas alcoólicas, comidas, joias, perfumes etc.
Amazoniianarede-G1