Estado, Município e União se mobilizam para combater o chikungunya

28-09amapaA Prefeitura de Macapá, Governo do Estado e Ministério da Saúde alinharam nesta sexta-feira, 26, estratégias para combater a possível entrada do vírus chikungunya, na capital amapaense.

A intenção é montar um mutirão com ações de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Vigilância Sanitária, foram diagnosticados dois casos de infectados com o chikungunya em Macapá. A doença foi encontrada em pessoas que vieram de outros países. Outras 16 estão com suspeitas do vírus, o que provocou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montar um plano de ação em regiões estratégicas de Macapá.

“Depois de termos mapeados as áreas com registros de chikungunya, estamos realizando atualmente um regime de mutirão com os agentes de endemias e, consequentemente, uma diminuição do mosquito transmissor. Essa medida será um reforço das ações que iniciamos e vêm dando certo, tanto que não houve outro caso desde as confirmações da doença”, comentou o subsecretário de Saúde de Macapá, Eldren Lages.

O município conta atualmente com 144 agentes de endemias, que visitam cada uma das casas de determinada região dentro do cronograma de combate ao mosquito transmissor do chikungunya. A intenção da Semsa também é capacitar os médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital amapaense para receber possíveis casos suspeitos.

“Para tratar o doente que chega aos postos de saúde, é necessário que os médicos e enfermeiros sejam treinados para identificar a doença e adotar a melhor maneira de combater a enfermidade. Para que essas ações ocorram precisamos desse aporte financeiro, tanto da Secretaria de Saúde do Estado quanto do Ministério da Saúde, a fim de ampliar as nossas iniciativas”, destacou Lages.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.