Estado forma 13ª turma de brigadistas

Brigadistas
Brigadistas
Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O Governo do Estado, através da Secretária Estadual de Administração (SEAD) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), concluiu nesta sexta-feira, 19, o treinamento com aulas teóricas e práticas no Comando-Geral do CBMAM em Petrópolis, Zona Sul de Manaus, o Curso Contra Incêndios e Primeiros Socorros para servidores do Estado. Está é a 13ª turma de brigadistas formada pela Corporação em 2012.
Inscreveram-se no curso os servidores do DATAPREV, Fiocruz e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Segundo o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, o curso contra incêndios e primeiros socorros visa proteger a vida das pessoas, bem como reduzir as consequências iniciais do sinistro e dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Os novos brigadistas aprenderam durante uma semana a teoria do fogo, calor e propagação, pontos de combustão, oxigênio ou comburente, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, tipos de equipamento de proteção respiratória (EPR), equipamentos de alarme, comunicação operacional e abandono de área. Na sequência, os bombeiros ensinaram também os atributos do socorrista de como se avaliar uma cena de acidente, exame primário e secundário, sinais de hemorragias, conceito e tipos de fraturas, queimaduras e transporte de vítimas.

Os brigadistas realizaram ainda uma prova escrita e um simulado de combate a incêndio e primeiros socorros no Comando-Geral.

Os concludentes do Curso contra incêndio e primeiros socorros ficam habilitados a executar atividades de brigadista com certificado válido por um ano, conforme o Programa de Brigada de Incêndio, da ABNT, Portaria do Ministério do Trabalho nº 3214, de 8 de junho de 1978, em sua Norma Regulamentadora nº 23, Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.