Manaus – O Governo do Estado, através da Secretária Estadual de Administração (SEAD) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), concluiu nesta sexta-feira, 19, o treinamento com aulas teóricas e práticas no Comando-Geral do CBMAM em Petrópolis, Zona Sul de Manaus, o Curso Contra Incêndios e Primeiros Socorros para servidores do Estado. Está é a 13ª turma de brigadistas formada pela Corporação em 2012.
Inscreveram-se no curso os servidores do DATAPREV, Fiocruz e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Segundo o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, o curso contra incêndios e primeiros socorros visa proteger a vida das pessoas, bem como reduzir as consequências iniciais do sinistro e dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente.
Os novos brigadistas aprenderam durante uma semana a teoria do fogo, calor e propagação, pontos de combustão, oxigênio ou comburente, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, tipos de equipamento de proteção respiratória (EPR), equipamentos de alarme, comunicação operacional e abandono de área. Na sequência, os bombeiros ensinaram também os atributos do socorrista de como se avaliar uma cena de acidente, exame primário e secundário, sinais de hemorragias, conceito e tipos de fraturas, queimaduras e transporte de vítimas.
Os brigadistas realizaram ainda uma prova escrita e um simulado de combate a incêndio e primeiros socorros no Comando-Geral.
Os concludentes do Curso contra incêndio e primeiros socorros ficam habilitados a executar atividades de brigadista com certificado válido por um ano, conforme o Programa de Brigada de Incêndio, da ABNT, Portaria do Ministério do Trabalho nº 3214, de 8 de junho de 1978, em sua Norma Regulamentadora nº 23, Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.