ESPI conclui aulas do programa de capacitação em idiomas para servidores

(Foto: Internet)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Semad), concluiu, nesta terça-feira, 24, as aulas do Programa de Capacitação em Idiomas para Servidores Municipais – Manaus Copa 2014¸ destinado a servidores que lidam com atendimento ao público.

Para proporcionar a compreensão necessária dos idiomas Inglês e Espanhol em diálogos com o público estrangeiro que virá a Manaus, não só nos jogos da Copa em 2014, mas também posteriormente, o Programa visou à capacitação de agentes de trânsito, guardas municipais, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e daqueles que atuarão nos futuros Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

Com carga horária de 60h e material elaborado especialmente para atender as demandas de cada Secretaria, sob consultoria do Professor Doutor Sérgio Freire, do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), as primeiras turmas tiveram início no final de abril/2013, nos turnos da manhã, tarde e noite, e as aulas – teóricas e práticas – foram ministradas nas dependências da ESPI.

“Foi fundamental oferecer ao servidor uma formação diferenciada, proporcionando o contato com as situações práticas com as quais pode se deparar em sua atividade diária, especialmente na Copa, por isso a ESPI optou pela elaboração de um material específico para cada tipo de profissional e por aulas práticas, que coloquem o servidor em simulações das situações reais com que pode vir a lidar, necessitando do conhecimento de uma segunda língua”, ressaltou Luiza Bessa Rebelo, diretora-geral da ESPI.

A capacitação envolveu servidores municipais, lotados na Secretaria de Saúde (Semsa), Casa Militar, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Preparados

O agente de trânsito Arthur Ribeiro comemora a conclusão do curso e afirma estar preparado para situações de trabalho em que seja necessária a interação em língua inglesa. “O curso foi bem específico, voltado para o nosso cotidiano, com aulas práticas que permitiram visualizar a situações com as quais poderemos nos deparar”, disse.

Já o servidor Marcelo Lima ressalta a intenção em buscar novos cursos para aperfeiçoamento. “Pretendo continuar a capacitação, em inglês e em outros idiomas, como o espanhol e o mandarim, para atender melhor os estrangeiros que venham a Manaus”, destacou.

Membro do corpo de professores que ministraram os cursos do Programa, a professora de inglês Conceição Vale declarou que suas turmas concluíram o curso com êxito. “São comuns problemas particulares ou relacionados ao trabalho, mas academicamente, o desempenho da turma foi pleno, todos estão preparados para o atendimento em língua estrangeira”, disse.

Reciclagem

Estão previstas para o próximo ano mais iniciativas visando à capacitação em idiomas para servidores municipais, que passarão por cursos de reciclagem. “O projeto é realizar, em 2014, uma reciclagem dos servidores que vêm sendo treinados agora, e também pretendemos publicar livretos de bolso com as principais expressões de cada área de atuação para consulta”, observou Luiza Rebelo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.