Espetáculo “Ritos e Rastros” será o único do Amazonas em mostra do Ano do Brasil em Portugal

Manaus – A professora e pesquisadora da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Yara Costa, aprovou projeto de dança que será apresentado na mostra de Artes Cênicas do Ano do Brasil em Portugal, na cidade de Coimbra, nos próximos dias 4 e 5 de maio.

O espetáculo “Ritos e Rastros”, de autoria da pesquisadora, será representado pela companhia Índios.com, dirigida por ela.

Na última sexta-feira, o espetáculo foi apresentado no teatro Les Artistes Café Teatro, na avenida Sete de Setembro, Centro. De acordo com Yara, “Ritos e Rastros” conta um pouco da história da mulher amazônida a partir da vivência que a pesquisadora teve em comunidades indígenas do Estado e em outros países. “O espetáculo foi concebido a partir de estudos culturais que eu pude ter com os Baniwa no Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, e depois na Guiana Francesa, com os Kali’nas, que são ameríndios da Guiana Francesa”, explicou.

A pesquisadora acredita que a apresentação do trabalho pode trazer benefícios para o setor artístico do Amazonas, além de propiciar a troca de experiência entre artistas locais, de outros Estados e estrangeiros, que participarão do evento em Portugal. “É um reconhecimento, é uma oportunidade. Nós estamos tendo a oportunidade de divulgar nosso trabalho e abrir portas. É uma chance de conhecer também outros grupos do Brasil, que estarão lá em Portugal na mesma época”, destacou Yara Costa.

A seleção do trabalho ocorreu após aprovação do projeto de dança pela Fundação Nacional de Arte. O espetáculo concorreu com projetos de vários Estados e será o único do Amazonas na mostra do Ano do Brasil em Portugal.

Foto – Nonato Duarte – Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.