Espaços públicos se tornam picadeiro para artistas circenses do Amazonas

A oportunidade de interagir com o público, disseminar alegria e divulgar seu trabalho artístico. É assim que muitos dos artistas circenses do Amazonas enxergam iniciativas como o Projeto Especial Circo na Praça, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Um dos artistas mais presentes na programação cultural promovida semanalmente pela Secretaria, Vanderley Pinheiro, mais conhecido pelo público como o palhaço Gororoba, afirma que o incentivo é fundamental para a disseminação da arte.

“A maioria dos artistas trabalha por conta própria em eventos particulares, mas com a parceria da Secretaria da Cultura nós conseguimos realmente desenvolver nossas propostas artísticas. O contato e o reconhecimento do público também são infinitamente maiores”, afirmou.

Gororoba, que se apresenta no Largo São Sebastião, no sábado (17), às 18h, teve dois projetos aprovados recentemente no Programa de Apoio as Artes (Proarte). “Além do incentivo nas apresentações, ainda temos espaço para desenvolvermos projetos voltados para a cultura dentro do nosso segmento”, afirmou.

Discípulo do famoso palhaço carioquinha, Matheus Correa, que dá vida ao palhaço Alegria, também elogiou a iniciativa da Secretaria e lembrou a importância da formação dos “profissionais” do riso.

“Tenho formação em teatro e em artes circenses e isso é muito importante para todos os que atuam nessa área, pois devemos sempre levar o melhor para o público”, afirmou ele, que também se apresenta no sábado, às 18h, no parque Senador Jéfferson Péres.

Programação – A festa da programação cultural conta ainda com o concerto do Coral do Amazonas, na terça-feira (13), às 20h, no Teatro Amazonas. Na quinta-feira (15), os comediantes Anjinho e Ricochete se apresentam no Centro Estadual de Convivência do Idoso, às 19h. No mesmo dia, a orquestra Amazonas Filarmônica dá sequencia as apresentações da série Guaraná, às 20h, no Teatro Amazonas.

A sexta-feira culturalpromete ser agitada. Para começar terá o trio “Remelexo” fazendo a festa no coreto da Praça Eliodoro Balbi, às 18h. Mesmo horário em que a cantora Ellen Mendonça solta a voz no Centro de Convivência do Idoso.

Ainda na sexta-feira, o Teatro da Instalação será invadido por mais uma das apresentações do projeto “Sesc em Dança”, às 19h. Logo mais, às 20h, é a vez do cantor Carlos Batata apresentar o seu show acústico para o público do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. Pra fechar com chave de ouro, haverá mais uma edição do tradicional programa Carrossel da Saudade, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, às 21h.

No sábado (17), o trio “Bonde Pegada” domina o coreto da Praça Heliodoro Balbi, às 17h30, mesmo horário em que o palhaço Quiabo faz a festa na Praça Antônio Bitencourt, que em seguida recebe a Cia. do Tio Peteka, às 18h30, com brincadeiras e oficinas infantis. O Largo São Sebastião recebe o trio “Avatar”, às 19h.

Domingo, o palhaço Lero Lero diverte a criançada a partir das 17h30, no Largo São Sebastião, que em seguida, às 18h30 recebe o tradicional trio “Xoteado”.

O palhaço Letreka se apresenta na Praça Antônio Bitencourt, às 17h30, que terá a presença da Cia. do Tio Peteka, às 18h30, com brincadeiras e oficinas infantis. No Parque Senador Jéfferson Péres, o palhaço Creme de Leite comanda a diversão, às 18h.

Completando a programação, o Coral do Amazonas realiza mais uma grande apresentação no Teatro Amazonas, às 20h, com entrada franca.

(Foto: Divulgação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.