Escola da zona Oeste recebe visita do projeto Justiça Interativa

O projeto é executado pela Esmam e voltado para estudantes do ensino médio, projeto alcançou quase 700 alunos no primeiro semestre deste ano.

Manaus, AM – O projeto Justiça itinerante é executado pela Esmam e voltado para estudantes do ensino médio, projeto alcançou quase 700 alunos no primeiro semestre deste ano. Ele é voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, o projeto tem a finalidade de promover a aproximação entre a população e o Judiciário.

A Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, localizada no bairro Lírio do Vale 2, zona oeste de Manaus, recebeu na sexta-feira (22), a visita do Projeto Justiça Interativa, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O diálogo com cerca de 60 estudantes do terceiro ano do ensino médio foi conduzido pela juíza de Direito Andréa Jane Medeiros, titular da 5º Vara Criminal. Segundo a magistrada o projeto promove a aproximação entre a população e o Judiciário.

“Esse é também um trabalho vocacional, pois expande os olhares destes estudantes que estão no ano de escolher que profissão seguir”, explicou a magistrada ao destacar que na palestra foram apresentadas as funções, atividades e os órgãos que compõem o Poder Judiciário.

“Nós sentimos privilegiados por receber o projeto Justiça Interativa em nossa escola. Os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com uma juíza, de se informar sobre a profissão, de conhecer como funciona o Poder Judiciário”, salientou a pedagoga Riane Emim.

Além da palestra, os alunos participaram da simulação de um julgamento, o que segundo a estudante Elizabeth Ribeiro Melo, de 17 anos, foi fundamental para entender o papel de cada carreira jurídica. “Os jovens precisam saber sobre seus direitos e deveres, conhecer melhor a Justiça e os caminhos que podem seguir nas carreiras jurídicas”, disse a estudante.

Projeto

Implantado em 2011 a partir de metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto Justiça Interativa alcançou os objetivos em poucos meses. Os resultados positivos do projeto fizeram com que a Escola da Magistratura inserisse a atividade no seu calendário anual.

Neste primeiro semestre de 2017 foram visitadas oito escolas estaduais, sendo uma delas localizada no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), e duas em Tabatinga (a 1105 quilômetros da capital), atendendo mais de 683 estudantes.

Amazonianarede-Ascom/TJAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.