
Se em parte do Brasil os termômetros marcam altas temperaturas, na região Norte o cenário é inverso: são esperadas chuvas com máximas que não devem ultrapassar os 33 °C ao longo dos próximos dias.
Ao menos 13 capitais do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste passam por uma forte onda de calor nesta semana. Mas se em parte do Brasil os termômetros marcam altas temperaturas, na região Norte o cenário é inverso: são esperadas chuvas intensas com máximas que não devem ultrapassar os 33 °C ao longo dos próximos dias.
A onda de calor que atinge parte do país é causada devido a um bloqueio atmosférico que está impedindo a entrada de uma frente fria nessas regiões. Nesta terça-feira (18), o Rio de Janeiro tem expectativa de recorde de calor, um dia após registrar o dia mais quente do verão este ano. O calor extremo também levou um município de Santa Catarina a decretar calamidade pública.
Enquanto isso, do outro lado do mapa, a região Norte atravessa o chamado ‘inverno amazônico’, período em que as chuvas se concentram na região devido a oscilação de uma faixa de nebulosidade sobre a linha do Equador, transporte de umidade do Atlântico e o fenômeno La Niña.
“Essa faixa de nebulosidade fica ali no oceano, na faixa equatorial. Durante o verão ela se aproxima da região Norte e também uma faixa da região Nordeste e isso intensifica o padrão de chuvas porque alimenta a umidade da região”, explica a meteorologista Andrea Ramos.
Todos esses fatores, combinados, atingem seu ápice no mês de fevereiro, intensificando as chuvas em toda a região amazônica.
Conforme o Inmet, é previsto que Manaus registre chuva todos os dias até a próxima sexta-feira (21). Outras cinco capitais do Norte devem registrar pancadas de chuvas no mesmo período:
Belém
Macapá
Palmas
Porto Velho
Rio Branco
De acordo com Inmet, ao menos cinco municípios de Rondônia e quatro do Amazonas estão em alerta de perigo com aviso de chuvas intensas até às 10h de quarta-feira (19).
“Na escala de clima, o indicativo é que em fevereiro e março as chuvas vão ficar acima da média, e na escala de tempo, segue até o final de semana essa característica”, disse a meteorologista.
Confira a previsão do tempo para estados do Norte na terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Chuva no Amazonas
Nas últimas semanas, fortes chuvas vêm sendo registradas em Manaus e em vários municípios do interior do Amazonas. Segundo a Defesa Civil, o estado apresenta acúmulo de 40 milímetros nas últimas 12 horas. O Inmet preconiza que uma chuva moderada tem entre 2,5 e 10 milímetros por hora.
De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira (17), três municípios do estado apresentaram um acumulado acima de 40 milímetros de chuva:
Canutama: 77,23 milímetros
Humaitá: 70,39 milímetros
Iranduba: 45,34 milímetros
Devido a grande quantidade de chuva esperada para esta semana, a Defesa Civil, por meio do monitoramento Cemanden, emitiu um alerta para que as pessoas na capital se preparem para uma chuva forte, e que no município de Presidente Figueiredo há uma possibilidade de desmoronamento de terra.
amazonianarede
Por Lucas Macedo, g1 AM