Empresa realiza exercício simulando vazamento de óleo no Rio Negro

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Um exercício simulado para evitar que vazamentos do combustível utilizado nos rebocadores de balsas possam afetar o meio ambiente, foi realizado neste final de semana no terminal portuário da empresa J.F. Oliveira Navegação, localizada na Colônia Oliveira Machado, em Manaus.

Com mais de 20 profissionais envolvidos na operação, a equipe utilizou pipoca e teve 15 minutos para isolar e retirar o equivalente a mil litros de óleo das águas.

De acordo com a analista ambiental e coordenadora da atividade, Cléria Rodrigues de Oliveira, este é o tempo máximo para que o produto se espalhe a uma velocidade média de 3 Km/h no meio do rio causando prejuízos irreversíveis a flora e fauna.

Dividido em quatro etapas – isolamento, transporte, retirada e limpeza das margens (caso o acidente aconteça próximo da terra) – quatro embarcações e as equipes internas de segurança no trabalho, médicos, brigadas de incêndio, ambientais e de outros setores, participaram da atividade.

Ainda segundo a analista, a escolha da pipoca – preparada sem óleo – se deve a boa flutuação e ao formato semelhante a uma mancha de combustível quando lançada na água, facilitando a visualização e o recolhimento. “Também é um material biodegradável e não tóxico”, acrescentou Cléria.

O PRIMEIRO DO ANO

Este é o primeiro simulado de vazamento de combustível realizado pela empresa em 2013, em obediência ao Plano Emergencial Individual elaborado a partir da resolução 398/2008 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Para os próximos meses estão previstos treinamentos para casos de incêndio e resgate de pessoas no rio, entre outros. A periodicidade é de seis meses.

Integrante do Grupo Chibatão, a J.F. Oliveira Navegação é uma das líderes no transporte fluvial de cargas via balsas na Amazônia Ocidental, tendo como principais destinos Porto Velho (RO) e Belém (PA), onde possui filiais. Diariamente, até oito embarcações chegam ou saem do terminal com 40 carretas transportando de alimentos e produtos perecíveis a veículos em cada uma. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.