Em Roraima, escolas vão receber recursos para investir em ações ambientais

(Foto: Ascom Seed)

Uma novidade para o ano de 2014 na área de Educação Ambiental é a efetivação do “Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Escolas Sustentáveis”, do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ao todo 60 escolas estaduais serão contempladas com os recursos desse programa. A ação faz parte de um esforço concentrado da Divisão de Educação Ambiental (Diab), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).

As instituições de ensino receberão entre R$ 8mil a R$ 14mil para o investimento em ações educacionais sustentáveis. O valor varia conforme o número de alunos informados por meio do Censo Escolar da Educação Básica.

O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental.

“Por meio deste financiamento, as escolas poderão fortalecer as iniciativas na área de Educação Ambiental, como a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agenda 21, aquisição de equipamentos que facilitem o acesso à internet”, acrescentou Creuza Evangelista, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Seed.

Além de material pedagógico como jogos, vídeos, livros e ainda adequações do espaço físico, farão visitas a locais como museus, zoológicos, áreas protegidas, entre outras ações.

CALENDÁRIO

O calendário de atividades do setor já foi divulgado e o mês de janeiro será de reuniões técnicas e planejamentos. Já em fevereiro a equipe da DIAB entrará em contato com as escolas que possuem ações da Agenda 21 e da Comissão de Qualidade de Vida (Com-Vida).

No mês de março, entre os dias 17 a 21 será realizada a Semana da Água, com ações diferenciadas e palestras nas escolas. No dia 22 de março, Dia da Água, será realizada a já tradicional Benção das Águas, com a participação de um representante da Igreja Católica.

Já nos meses de abril e maio, serão realizadas oficinas para alunos e professores da rede estadual de ensino e no mês de junho, entre os dias 2 a 6, acontecerá a Semana do Meio Ambiente em comemoração ao Dia do meio Ambiente (5 de maio).

Em julho, terão início as conferências escolares pelo meio ambiente; Em agosto, oficinas para alunos e professores e no mês de setembro, está prevista a Semana da Árvore, no período de 21 a 26. No mês de outubro, será realizado o planejamento para o Encontro das Com-Vidas, previsto para ocorrer em novembro.

“Continuaremos incentivando as ações na área da Educação Ambiental, tendo em vista que em 2013 tivemos uma excelente participação de alunos, professores e comunidade em geral nos projetos da área, culminando inclusive com a participação de alunos de Roraima na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, em Brasília”, destacou Creuza Evangelista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.