Em Rondônia, dragagem do Madeira inicia até 5 de setembro

O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas
O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas
O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas

Porto Velho – Os serviços de mobilização e preparação dos pontos para dragagem da Hidrovia do Madeira terão início nos próximos dias. A remoção dos sedimentos oriundos da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em março, deve ser iniciada em até 30 dias após a emissão da ordem de serviço, assinada nesta quarta-feira, 06, em Porto Velho (RO), ou seja, até 05 de setembro.

O contrato com a empresa Duotec Dragagem e Comércio Ltda., vencedora da concorrência pública, tem duração de quatro meses e prevê o desassoreamento do calado operacional nos 1.086 quilômetros da hidrovia.

A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC).

A assinatura do contrato ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.

A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia, possibilitarão a sua operação durante o ano todo, será realizada até o final deste ano. O contrato será firmado pelo período de cinco anos.

O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM).

O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá. (AI)

Fonte: Diário da Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.