Em Rio Branco, escolas particulares têm reajuste de até 15%

13-01riobraRio Branco, AC – Em 2015, os pais terão que desembolsar mais dinheiro para pagar as mensalidades das escolas particulares de Rio Branco.

De acordo com a Direção de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Acre, as instituições privadas de ensino fizeram um reajuste que varia de 5% a 14%.

De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon, Francisca Brito, o reajuste não é ilegal, já que no Brasil existe a lei da livre concorrência, que permite aos estabelecimentos comerciais praticarem os preços escolhidos, embora dentro dos padrões de mercado.

“As escolas fazem uma planilha com os novos valores. Neste documento deve conter as justificativas do aumento. Se a justificativa apresentar benefícios para os alunos da instituição, então é legal que se faça o reajuste”, afirma Brito.

Segundo Francisca, o Procon faz análise das planilhas de todas as escolas particulares para não haver abusos e irregularidades nos reajustes. Caso os pais constatem que o aumento não tenha justificativa ou não traga benefícios para os estudantes da instituição, eles devem procurar o órgão e formalizar denúncia.

Elandia Rodrigues Dantas, vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Acre (Sinepe-AC), explica que o reajuste varia de acordo com cada instituição. Ela comenta que o aumento dos valores é cobrado de acordo com os investimentos feitos para a melhoria da estrutura e aprendizado dos alunos.

Por Luan Cesar – Pág20

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.