Em Pacaraima (RR), produção de hortaliças orgânicas é o diferencial

25-08hortaA cidade de Pacaraima é detentora dos mais variados nichos de mercado no Estado, ficando atrás apenas da capital Boa Vista. Sua localização privilegiada a faz porta de entrada para o país, destacando a sua importância frente ao cenário nacional.

Além de estar próxima a belos monumentos naturais, a cidade mais ao norte do País é também excelência na produção agrícola orgânica, segmento em que a empresa ‘Transgenro’ é a grande referência em mercado tão competitivo nacionalmente.

De propriedade do empresário Tony Macuglia, a empresa é atualmente exemplo para outros empresários, em parte, por ser uma das poucas na Amazônia com certificação do Instituto de Biodinâmica de São Paulo. “Esse foi um trabalho feito em parceria com a Embrapa e o curso de agronomia da UFRR. O mais importante de tudo é que estamos vendendo a um preço acessível para todos”, destacou.

Atualmente, a empresa conta com 22 funcionários, todos com carteira assinada, e dois estagiários na área de agronomia. Conforme Tony, a produção é 100% natural, livre de agrotóxicos. São mais de 40 tipos de frutas e hortaliças cultivadas em uma área de 182 hectares. “A movimentação financeira gerada pela empresa varia num volume bruto de R$ 600 mil a R$ 1 milhão anualmente. Depois da prefeitura local, a Trigenro é quem mais emprega que mais emprega no município”, frisou.

TERRA FÉRTIL

Tony conta que o diferencial da altitude, o micro clima e o solo foram as principais especificidades que chamaram a sua atenção, fazendo com que o empresário se estabelecesse de vez em Pacaraima, contrariando todas as expectativas. “Quando mandei fazer as análises iniciais em parceira com Instituto Agronômico de Campinas, o diagnóstico foi que o solo era inviável para a agricultura, mas como a gente tinha conhecimento de manejo de solo, de adubação, irrigação e genética de plantas, nós conseguimos manipular essa terra de forma tão positiva que somos até hoje orgulho nacional para o País.

Conseguimos provar que é possível produzir na região, dando ao consumidor um produto de excelente qualidade ao longo desses 32 anos de existência da empresa”, salientou.

A venda dos produtos é feita direta ao consumidor, o que inclui a revenda para o mercado do Amazonas. A demanda mensal é de aproximadamente 24 a 30 toneladas. Entre os produtos mais vendidos estão chuchu, alface americana, couve-flor, brócolis e vagem. As hortaliças têm ótima aceitação, o que faz com que Tony pense em aumentar a produção. “Roraima tem grande potencial no setor agrícola, principalmente no setor natural que continua intacto, não foi extrapolado com a produção convencional e favorece muito pela localização que nós temos na Região Norte. Nossos produtos têm aceitação e a nossa intenção é que futuramente consigamos expandir ainda mais essa produção. Por enquanto, nossa principal preocupação é atender os nossos clientes mais fiéis”, finalizou.

Por: Minervaldo Lopes – Jornal de Roraima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.