Em Manaus, Luta Olímpica é destaque na abertura da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(Foto: Cleiton Viana – Sejel)

Uma apresentação de Luta Olímpica marcou a abertura da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Manaus, que aconteceu nesta quarta-feira, 23, às 10h, na Vila Olímpica.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena, e da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), Alessandra Campêlo, do diretor presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aldemar Affonso, e do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT).

Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a SNCT é coordenada no Estado pela SECTI-AM. Estão previstas para a SNCT no Amazonas mais de 7 mil atividades que aliam ciência e esporte, as quais estão sendo desenvolvidas por instituições científicas, de pesquisa e educacionais que cadastram as ações no hotsite do evento, hospedado no portal Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

AVANÇOS SIGNIFICATIVOS

Durante a abertura, Odenildo Sena destacou que não há País, cidade ou estado que tenha avançado sem investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Ele lembrou que o Amazonas possui o Polo Industrial de Manaus (PIM) que abastece o Brasil e o mundo com produtos tecnológicos, no qual a ciência utilizada é praticada fora do Estado e chega pronta. Por isso, é preciso desenvolver ciência localmente. “O Brasil abriu os olhos tarde para essa realidade. O País precisa investir mais em CT&I. Tivemos um avanço notável nos últimos dez anos, mas ainda temos muito a fazer”, ponderou.

De acordo com Sena, tudo que acontece no Brasil e no Amazonas é novo quando comparado a outros países, que investem há mais tempo em ciência e tecnologia. Ele lembrou que, na última segunda-feira, 21, esteve em Parintins para a abertura oficial no Amazonas, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e o que presenciou não poderia imaginar a dez anos. Atualmente, a unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta com 70 profissionais, que têm mestrado e/ou doutorado. “Isso demonstra que a ciência está sendo interiorizada”, declarou.

O Governo do Estado, de acordo com Sena, tem investido no desenvolvimento científico do Amazonas em áreas prioritárias, como Saúde e Educação. Ele ressaltou que antes as Fundações de Saúde estaduais não desenvolviam pesquisa. Hoje a realidade é outra. Em relação à educação, o secretário citou o Programa Ciência na Escola (PCE), que já financiou quase 10 mil bolsas para professores de ensino fundamental e médio desenvolverem pesquisas, e atualmente metade desses projetos são realizados no interior.

TEMA PROPÍCIO

Por sua vez, Alessandra Campêlo ressaltou o trabalho feito em prol da ciência no Amazonas. Ela destacou que o tema da SNCT é propício para o atual cenário nacional, uma vez que o País vai sediar a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, e também serve para debater a prática esportiva em âmbito regional.

De acordo com Campêlo, a prática esportiva trabalha valores. Não se trata apenas de propiciar benefícios à saúde da mente e do corpo, mas quem pratica alguma modalidade fica longe das drogas e do álcool. Ela reforçou a importância do incentivo ao esporte de base nas escolas municipais. “É preciso fortalecer a base, incentivar que crianças iniciem a prática esportiva cedo, pois só assim conseguiremos identificar grandes atletas”, salientou.

O Amazonas hoje, segundo a gestora, desponta no cenário nacional. O Estado conseguiu cerca de 350 medalhas e 60 convocações para a seleção brasileira de atletas e paratletas. Ela disse que o próximo passo é trabalhar a qualificação profissional. “A SECTI e a SEJEL estão trabalhando em um edital específico para a área esportiva, para formar mestres e doutores, que atuem na área de nutrição e fisiologia esportiva”, avisou.

LUTA OLÍMPICA

Após a solenidade de abertura, houve apresentação de luta olímpica. A equipe do Amazonas tem se destacado no esporte em nível nacional, com conquistas de excelentes resultados nacionais e convocações para as seleções brasileiras de todas as faixas etárias.

A equipe recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da SEJEL, para as competições. O grupo faz parte do programa de excelência esportiva do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.