Em Ji-Paraná (RO), pneus são transformados em brinquedos

Nova consciência ambiental
Nova consciência ambiental
Nova consciência ambiental

Ji-Paraná, RO – Uma ideia simples, criativa e de consciência ambiental. É o que se vê no projeto idealizado pela voluntária da Casa do Artesão e da artista plástica, Lilian Pires e sua equipe, em Ji-Paraná. A Praça do bairro Jardim dos Migrantes ganhou cores e opções variadas de diversão para crianças e adolescentes, fruto da dedicação e reutilização de pneus e materiais recicláveis. A mão de obra foi cedida pelo município com custo reduzido. O projeto deverá se estender a outras localidades.

Quem passa pelo Jardim dos Migrantes sente a diferença e se encanta com a beleza. O ambiente virou ponto de encontro da família, além de estimular a prática de atividade física diurna e noturna e nas sextas-feiras, o artesanato e a gastronomia ganham destaque, tudo num mesmo ambiente.

As comparações são inevitáveis e as mudanças são gradativas. “Sabe aquela sensação gostosa de satisfação. É o que sinto, quando venho passear com meus filhos. Antes o ambiente era hostil e muitos vândalos ficavam aqui, reduziu bastante, acredito que a presença da família inibe a vinda deles. O que mais me encanta é a felicidade de meus filhos divertindo nesse espaço muito criativo”, disse Juliana Xavier, acadêmica.

O projeto transmite muito mais que uma temática sobre preservação ambiental e qualidade de vida, resgata o lúdico de crianças e adolescentes com personagens reais e do imaginário, a exemplo das motos hot wheels, centopeia, cavalinhos, gatinhos, dragões, xícaras gigantes e pula tudo feito com pneus. A base do semáforo deu vida a uma girafinha e as luminárias dos sinais de trânsito aos olhos de uma centopeia. Brinquedos é o que mais tem, sinônimo de diversão garantida.

“Uma ideia inovadora com objetivo de revitalizar essa praça. Antes esse local tinha uma má frequência e à noite era muito perigoso, hoje é um ambiente totalmente familiar, melhoramos a iluminação, limpeza e reestruturamos o parquinho”, ressaltou Lilian Pires, idealizadora do projeto dizendo ainda que “um dia olhando na internet eu vi um brinquedo de pneu e veio a ideia de bolar para saber o que daria, começamos assim entre erros e acertos, e hoje está aqui o resultado”, completou.

O projeto teve início há um mês e tem como tônica a reciclagem. Ainda não tem um nome específico, mas é uma lição de cidadania. A próxima etapa, segundo Lilian incluiu elaboração de mesas com banquinhos e tabuleiros de xadrez. “A receptividade foi impressionante e as crianças adoraram, e quando terminarmos aqui vamos para o Cedel do BNH e na sequência os outros bairros de Ji-Paraná”, destacou Lilian, que convidou a população para conhecer a Feira de Artesanato e também a praça de alimentação nas sextas-feiras a partir das 17h até 21h30 na Praça dos Migrantes.

Outro fator de destaque, é que os brinquedos foram montados de forma a não deixar água represada em pneus, servindo de criadouro do mosquito da dengue. A equipe envolvida nesse projeto é a mesma que utilizou garrafas PET na decoração natalina da cidade.

Wilson Neves – Repórter do Diário da Amazônia – Foto: Fábio Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.