Em Cacoal (RO), prefeitos de todo Brasil vão discutir enfrentamento de crise

25-07cacoal“Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a Crise”. Com esse tema a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizará em Cacoal, nos dias 12 e 13 de agosto, em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), no Selva Park Hotel, com a proposta de reforçar o acompanhamento técnico e político a todos os prefeitos do Estado, nos últimos dois anos de mandato. A proposta é orientar e discutir com os gestores municipais alternativas de enfrentamento à crise e de relações políticas. As inscrições podem ser feitas através do site: www.cnm.org.br.

Ao convidar os prefeitos rondonienses ao encontro, o presidente da Arom, Marinho da Caerd, que é prefeito de Machadinho do Oeste, destacou a importância da participação de todos neste período de escassez de recursos.

“O conteúdo das palestras mostrará aos prefeitos os caminhos mais prudentes para superar as dificuldades e fechar o mandato sem complicações”, observou.

Para a Arom, o momento requer união das forças da municipalidade e fortalecimento do compromisso de cada gestor municipal com o movimento nacional em prol de melhorias para os municípios.

Marinho da Caerd explicou que o evento ocorrerá em sua terceira etapa em nível nacional, contemplando todos os Estados. A escolha do local pela CNM neste ano considerou a necessidade de evitar que os participantes abandonem o local para resolverem pendências de praxe de suas prefeituras.

REGIONALIZAÇÃO

Além de trabalhar a pauta política nacional e o panorama da crise atual e suas perspectivas, o Diálogo Municipalista também servirá para que os prefeitos debatam sobre as questões da região.

A Arom ressaltou que a maior preocupação dos gestores é inerente aos repasses e convênios, sendo os mais importantes: Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha), transporte escolar, destinação adequada de resíduos sólidos, tratamento de água e esgotamento sanitário. “Somado a esses itens reivindicatórios, há a cobrança por aumento satisfatório nos recursos federais”, completou Marinho.

Ainda durante o encontro, os prefeitos conhecerão as novas propostas de atuação representativa da Arom a ser executadas pelo atual presidente e entre as metas a ser alcançadas estão: descentralização de encontros e reuniões dos associados; intercâmbio político entre os municípios, órgãos dos Poderes e entidades; levar orientação de melhoria na arrecadação e receitas aos municípios. “No evento, vamos nos atualizar sobre tudo e municiar os prefeitos e secretários municipais sobre nossos objetivos nos âmbitos regional e nacional”, adiantou o presidente da Arom.

Fonte: Ascom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.