Em Boa Vista (RR), Parque Anauá se torna ponto de lazer

20-08bvBoa Vista, RR – A revitalização do Parque Anauá mudou a rotina do local, principalmente nos finais de semana. De acordo com o empresário Marcelo Oliveira, estabelecido há quase um ano com venda de bebidas naquele local, a situação mudou nos últimos meses. “Antes não tínhamos segurança e muitos pilantrinhas andavam por aqui. Agora está mais movimentado, as pessoas passam a tarde aqui e fazem até piquenique na beira do lago”, frisou.

Mesmo com o ambiente revitalizado, o empresário destacou que muitas coisas precisam ser trabalhadas para melhorar o ambiente. “O que todos nós esperamos é que isso permaneça daqui para frente, mas ainda há o que se fazer aqui dentro”. Ele descreveu o ambiente como propício para a prática de esportes e lazer devido à limpeza do local. “Isso aqui era um lugar morto, mas agora é bastante movimentado”, frisou.

A Folha percorreu vários pontos do Parque Anauá para conferir como anda a conservação. A situação é preocupante às margens do Lago dos Americanos devido à presença de lixo, como garrafas pet, sacolas plásticas e garrafas de vidro de cervejas. No domingo à tarde, era constante a presença de carros estacionados na grama próximo ao lago. Muitas pessoas trafegavam com quadriciclo e motos de alta cilindrada em locais destinados somente a pedestres.

“É preciso que a população ajude a mantê-lo assim, conservado”, disse a aposentada Guaraci Silva, acrescentando que antes não frequentava o parque por causa da sujeira e da falta de segurança. “Eu não vinha, dava medo, mas agora vejo que muitas famílias vêm para cá”. Ela pratica caminhada todas as manhãs e disse que agora é possível trafegar por outros locais devido à presença de outras pessoas. “Espero que essa manutenção continue até mesmo depois do período eleitoral”, frisou. “Este lugar é importante para cidade”.

O Parque Anauá é utilizado para prática de esportes, lazer e descanso. Alguns vendedores ambulantes aproveitam a movimentação para lucrar. Brinquedos, um parque de diversão e até venda de pipas são os negócios praticados por lá. Devido à área livre, muitas crianças aproveitam os ventos favoráveis para competir quem tem a melhor pipa. Há campos de futebol, mas outro ponto que poderia atender a população está desativado: o parque aquático. “Se este lugar funcionasse, atrairia mais gente”, disse um estudante de arquitetura.

MOBILIZAÇÃO

Com intuito de chamar a atenção dos governantes, um grupo chamado Amigos do Parque Anauá realizou ações de limpeza e conservação, além de promover eventos culturais que atraíram diversas pessoas para participar e interagir. Uma das organizadoras do movimento, Ana Lucíola, informou que a equipe está parada devido ao alcance dos objetivos propostos, que era a revitalização e conservação do local. Disse que a parceria entre Estado e Município rendeu bons resultados, mas que ainda há muita coisa a ser feita. “É preciso revitalizar o anfiteatro e começar uma campanha de conscientização com a população”, explicou.

“Íamos fazer uma feira literária, mas, devido ao período eleitoral, resolvemos deixar para depois de outubro”, ressaltou. Para ela, a revitalização ofereceu mais comodidade e beneficiou a população. “Todos nós temos que fazer nossa parte, educação ambiental”, comentou. A ação do grupo deu visibilidade à importância do espaço para população.

Em página no Facebook, o movimento criou espaço para que pessoas possam contribuir com sugestões e debates sobre as condições do local. Uma das reclamações mais recentes está relacionada à trafegabilidade de carros nas calçadas e na grama ou em locais exclusivos para pedestres.

Uma usuária reclamou sobre a falta de conscientização da população em bloquear passagens e de até andar em alta velocidade próximo ao Forródromo. “Há muitas crianças por aqui”, relatou. (Y.G)

Fonte: Folha BV

1 COMENTÁRIO

  1. Moro em Natal -RN, sou da Amazônia e tenho uma produção de picolé. Tenho muita dificuldade em conseguir vendedores ambulantes pra comercialização nas ruas. Ofereço o carrinho , fardamento e 100 porcento de comissão. Acompanho essa problemática da imigração em RR e gostaria de um contato de alguém pra fazer a interface se houver interesse! Obrigado ao conceituado meio de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.