Em Boa Vista (RR), escolas municipais terão cercas elétricas e câmeras

04-06cercaBoa Vista, RR – Cerca de 40 escolas municipais já têm cercas elétricas e câmeras de vigilância instaladas como medida de segurança contra vândalos. O contrato de R$2,7 milhões com recursos do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) prevê a instalação de 1.520 câmeras de vigilância e mais de 90 cercas elétricas em todas as escolas municipais e casas mãe da Capital.

No total, serão mais de 95 prédios que serão monitorados 24 horas para evitar os furtos, roubos e constantes depredações que vem acontecendo nos educandários. A obra sofreu atraso quando uma empresa concorrente entrou com recurso, mas os serviços já foram retomados. A previsão é que em 30 dias todas as escolas estejam com o sistema implantado.

Enquanto isso, uma funcionária de uma das escolas no bairro Cidade Satélite, que não quis se identificar, disse que o local já foi alvo de furto e depredação. “Esperamos que melhore, mas acho que só com policiamento ostensivo a situação ficaria menos preocupante. Temos medo de trabalhar e sermos atacados. Aqui tem muito integrante de galera e eles não respeitam nada”, disse.

Segundo o proprietário da empresa Ponto das Antenas, contratada para o serviço, Marcos Cavalcante, o serviço não está com valor superfaturado. “Nós cobramos o valor abaixo do que determinava o pregão, que teve abrangência nacional, e os valores estão dentro do preço do mercado, dentro do padrão de um consumidor”, frisou.

A Prefeitura de Boa Vista ainda não divulgou como funciona o serviço de monitoramento, mas deve ser nos moldes do que vem ocorrendo nos hospitais e postos de saúde, onde as imagens são interligadas no sistema de segurança pública estadual. Além da entrada e saída de alunos, as câmeras vigiam os principais corredores e são ligadas e desligadas pelos diretores das escolas.

Fonte: Folha BV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.