Em Belém, Círio Naval atrai centenas de fiéis

29-09cirioBelém, PA – Ao som das tradicionais músicas que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré, a comunidade do bairro de Val-de-Cans vivenciou, na manhã de ontem, parte do clima que invade as ruas do centro de Belém durante o segundo domingo de outubro de cada ano.

Realizado já há dez anos, o Círio Naval recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que foi acompanhada bem de perto pelos fiéis em caminhada. A procissão é realizada pela paróquia de Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes.

Com as mãos frágeis bem cerradas sobre a corda que acompanhava a berlinda, a aposentada Darialva das Neves aproveitava toda a força ainda acumulada para agradecer à Virgem Maria, de quem é devota. Completando 80 anos de idade no mês do Círio, ela não poderia imaginar maneira melhor de pedir bênçãos. “Sempre fui católica e sou abençoada por sempre ter disposição para cultivar a minha fé. Já tive muitas graças alcançadas pela interseção de Nossa Senhora”, lembrou, ao externar os sentimentos provocados pela primeira participação no Círio Naval. “Eu estou muito emocionada. É a primeira vez que eu venho nessa procissão e é muito bonita”.

Saindo da Vila Naval do Albatroz, no conjunto Marex, em direção ao Colégio Almirante Guilhobel, na Rodovia Arthur Bernardes, a procissão marcada pela tranquilidade possibilitou que os fiéis ficassem bem próximos da imagem peregrina que, ao longo do percurso, saía da berlinda para receber homenagens.

Moradora do entorno, a dona de casa Jane Xavier aproveitou para levar os filhos Ademir e Yuri à procissão para homenagear a padroeira dos paraenses. “É o primeiro ano que venho, mas eu já conhecia. Eu estava com o bebê pequeno e não pude vir no ano passado”, lembrou. “Hoje eu vim. É muito tranquilo principalmente pra trazer criança”.

Integrante da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, a representante comercial Solange Cruz da Costa se sente privilegiada de poder tocar a imagem que percorre vários pontos da cidade durante as romarias do Círio. “Esse é um momento privilegiado porque podemos chegar mais perto da imagem, junto com a nossa família. Só de poder tocar na imagem e pedir bênçãos já é um privilégio”, acredita. “Quando começamos essa procissão eram apenas 100 pessoas e a expectativa para hoje era de que 700 pessoas participassem. A cada ano aumenta mais”.

Também presentes na procissão, os filhos de Solange participavam da procissão de forma ativa. Coroinha, Yago Costa, 14 anos, seguia em frente à imagem e a pequena Yara Costa, 9 anos, acompanhava a caminhada vestida de anjo. “Eles gostam de participar. Eu sempre digo que esse é o momento de agradecer às bênçãos porque Deus sempre olha por nós”.

Fonte: Diário do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.