Em agosto a Arena da Amazônia vai abrir o 1º Museu olímpico do País

Em agosto a Arena da Amazônia vai abrir o 1º Museu olímpico do País

Manaus, AM – O governador do Amazonas, David Almeida, recebeu o presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), Roberto Gesta, e o secretário de estado de juventude, esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, para tratar sobre os ajustes do Museu Olímpico na Arena da Amazônia.

Após conversa, ficou estabelecido que o local abrirá suas portas em agosto deste ano, com relíquias do esporte local, nacional e mundial, além de alguns materiais de arte regional.

O Museu no estádio que foi palco da Copa do Mundo de 2014 será referência, uma vez que terá o maior acervo olímpico do País e vai se caracterizar como o primeiro do Brasil.

De acordo com o curador, Roberto Gesta, de suas 70 mil peças guardadas numa galeria particular em sua casa na zona Oeste de Manaus, uma média de quatro mil serão colocadas à disposição do local mensalmente, sendo 2.500 delas fixas e as demais itinerantes, de modo que os visitantes terão sempre acesso a novidades.

“Eu acredito que Manaus ganha muito com um museu como este. Uma exposição como esta é um ponto turístico a ser visitado na cidade de Manaus, pois temos obras, relíquias, que ninguém no mundo tem, somente o doutor Gesta e ele está colocando isso à disposição do povo amazonense; manauara, e, assim, o estado do Amazonas se sente honrado em receber esse museu”, disse o Governador, que conheceu algumas peças que serão expostas no local, como a medalha de papel de 1944.

De acordo com o titular da Sejel, Fabricio Lima, o encontro entre o Governador e o ex-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) serviu para oficializar a instalação do Museu em Manaus, bem como o pontapé para o orçamento da estruturação do mesmo.

“Verificamos a questão do orçamento, e o Governador sinalizou com a estrutura necessária para o desenvolvimento deste local, que será um marco histórico para nosso Estado. Hoje a Arena da Amazônia representa muito a cara do nosso esporte e não tenho dúvidas que um museu como esse só vai valorizar cada vez mais nosso estádio”, disse Lima.

Entrada paga

Ainda de acordo com Fabricio, o museu terá entrada paga, com preços diferenciados para aqueles que moram no Estado e visitantes de outras regiões e países.

O público vai ser atendido por guias capacitados, inclusive a receber turistas de outros países. Toda a renda será repassada ao Fundo Estadual de Esporte e Lazer (Feel), que possibilitará apoio ao esporte local.

“O museu vai resgatar a história olímpica do País, a história do Amazonas no esporte, e a ideia é ter um espaço para o Vivaldão tambem. Esse será o maior museu olímpico particular do mundo dentro de um estádio de futebol. Nós gostaríamos de já ter inaugurado este museu, mas estávamos com alguns entraves com o Comitê Olímpico Rio 2016, pois eles queriam levar essa exposição para o Parque Olímpico, mas ele ficará em Manaus e considero que o governador David Almeida dá um passo importante no resgate da história do esporte”, destacou.

Para o doutor Roberto Gesta, o museu é a realização de um sonho. “Tenho mais de quinze anos de Confederação Brasileira de Atletismo e uma vida voltada para o esporte. Comecei muito novo a minha coleção de peças, montei uma a galeria em casa, e tenho muito orgulho em poder contribuir com a história do nosso Amazonas através desta coleção incrível. Tenho certeza que cada peça será um ensinamento para nosso povo e o projeto de montagem está a todo vapor”, disse um dos maiores colecionadores de materiais olímpicos do mundo.

O Museu na Arena da Amazônia ficará próximo ao antigo Comitê Olímpico, que hoje em dia é administração do Estádio. O local será divido por áreas, onde irá oferecer a exposição de peças locais, nacionais e internacionais, que envolvem modalidades olímpicas e atletas de renome estadual e mundial. Além disso, o espaço terá uma área para crianças e de souvenir (característico de um lugar que se vende lembranças), onde as pessoas poderão adquirir, inclusive, peças de times locais.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.