Eleições e Copa do Mundo no enredo da irreverente Banda da Bica

(Foto: Reprodução)

Manaus – No carnaval deste ano, a irreverente Banda da Bica, sem dúvida a mais tradicional da folia amazonense, cantará na sua apresentação um tema falando de eleição e Copa do Mundo.

A 27ª edição da Banda Independente da Confraria do Armando – popularmente conhecida como Banda da Bica – “vai às Eleições e a Copa do Mundo”, que acontecem neste ano. De acordo com uma das organizadoras da festa, Ana Cláudia Soares o tema da vez é “Em Tempo de Copa, Calor, e Eleição, Até Inglês Foge do Caldeirão e Político Ladrão Vai Parar na Cadeia do Vivaldão!”. A banda da Bica acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h.

Como manda a tradição, a festa é realizada nas proximidades do Bar do Armando, localizado na Rua 10 de Julho, no Centro de Manaus.

Este é o segundo ano da Bica sem um de seus fundadores, o comerciante português Armando Soares, morto em 2012. Ainda segundo Ana Cláudia, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem da festa, que já acontece desde 1987 no Largo São Sebastião.

Ensaios

Os ensaios para a banda da Bica têm início no próximo dia 30 de janeiro, e continuam por todas as quintas-feiras de fevereiro até a realização da festa. Durante os “esquentas”, será feita a escolha da marchinha oficial da banda.

“Temos duas músicas, uma do Mário Adolfo em parceria com o Edu do Banjo, e a outra do Adal [Silva]. Elas seguem o tema deste ano. Vamos escolher qual será a canção oficial desta edição”, destacou Ana Cláudia, que é filha de Armando Soares.

Criada por um grupo de amigos que frequentava o conhecido Bar do Armando, a banda é conhecida por marchinhas irônicas, que retratam casos polêmicos da historia recente do Amazonas.

“A Bica traz um Carnaval democrático. O povo gosta do humor escrachado e do anarquismo que usamos nas nossas marchinhas”, afirmou um dos fundadores da banda, o jornalista Mário Adolfo.

Ovadas a Cusparadas

Em 2013, por exemplo, o tema “A Guerra do Ovo” abordou o episódio com a Senadora e então candidata do PCdoB à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin, disse que disse ter sido atingida por ovos e cusparadas durante um dos debates televisivos nas eleições para a Prefeitura d Manaus.

Este ano, o tema da banda repercute as declarações do técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, que mostrou preocupação com o calor da cidade durante o jogo que a seleção inglesa fará em Manaus na Copa de 2014, e de um desembargador, que sugeriu a Arena da Amazônia como centro de triagem de presos após a Copa.

Desde a sua fundação, a Bica não foi às ruas apenas em 2012, por conta do estado de saúde de Armando Soares, que faleceu pouco tempo depois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.