Eleição com ônibus de graça em Manaus

Amazonianarede/SMTU

Manaus – A população de Manaus terá transporte coletivo grátis amanhã, dia do primeiro turno das eleições municipais em Manaus, fato definido em acordo estabelecido entre a Superintendência Municipal de Transporte Coletivo Tribunal Regional Eleitoral e Prefeitura Municipal de Manaus. Segundo a SMTU a frota de coletivos da capital deverá entrar toda em circulação, para facilitar a locomoção dos eleitorais para os locais de votação.

De acordo com o decreto do prefeito em exercício João Pereira dos Santos Braga, publicado na edição da última terça-feira (2), no Diário Oficial do Município (DOM), fica concedida, no primeiro e, eventualmente, no segundo turno das eleições municipais de 2012, no horário de 4h da madrugada às 24h, a gratuidade das tarifas do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros de Manaus, na modalidade convencional.

O superintendente adjunto da SMTU, Antônio Norte Filho, explicou que a frota operante será de 1.620 ônibus e mais 100 veículos da frota reserva estarão disponíveis em casos de substituição por pane ou defeito. “Se colocarmos toda a frota na rua, em caso de algum ônibus, quebrar não teremos como substituir. Por isso, retiramos esse volume de cerca de 100 veículos para deixar de reserva. É até uma estratégia operacional dos empresários, o que chamamos de frota programada e a operante”, justificou Antônio Norte Filho.

Para garantir o cumprimento da lei que assegura a gratuidade do transporte coletivo no pleito, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos juntamente com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Flávio Pascarelli, se reuniu com proprietários das empresas de ônibus de Manaus nesta terça.

Fiscalização

A SMTU contará com equipes de fiscalização nas ruas da capital, fiscais de transporte dentro dos terminais e das garagens das empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo de Manaus. A empresa que desrespeitar a lei poderá ser multa em 31 UFM’S, o equivalente a R$ 2.183,64.

“Toda equipe estará sempre acompanhada e monitorada pela SMTU com minha coordenação, que estarei atuando do gabinete institucional de segurança no Tribunal Regional Eleitoral”, reforçou Antônio Norte Filho.

Orientação

A SMTU esclarece que os usuários do transporte coletivo convencional vão passar normalmente pela catraca no dia 7. Grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais entram pela porta dianteira. A recomendação é que a população utilize a gratuidade do transporte com cautela para evitar transtornos como a superlotação nos coletivos e aglomeração de usuários nos pontos de paradas.

Em dias úteis, a média de passageiros é de um milhão, mas de acordo com Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram), no dia do pleito esse número pode chegar a 1,5 milhão de pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.