E viva o rádio! Estratégia de comunicação da Prefeitura valoriza o rádio

(Reportagem: Rômulo Araújo)

No dia 25 de Setembro é comemorado no Brasil o dia do Rádio, um veículo que ao longo dos anos passou e passa por muitas transformações, como a transmissão por ondas tropicais, amplitude e frequência modulada e mais recentemente o rádio na web e o rádio digital e mantém como veículo de grande alcance de públicos variados.

Por isso, o rádio é, há muito tempo, adotado como estratégico nos planos de comunicação de empresas e órgãos públicos. Não poderia ser diferente com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Manaus.

“Eu participei da história da Semcom e vi como ela foi criada e no começo as matérias eram feitas apenas para impresso e depois televisão. Só depois que o rádio foi percebido como um importante veículo para divulgar as ações da Prefeitura e passamos a acompanhar secretários e prefeito e entrar ao vivo nas rádios. E isso tomou grandes proporções e foi quando se criou um departamento de rádio e nesse quesito a Semcom foi pioneira.”, comenta o radialista que há 30 anos é servidor público, Augusto Pantoja.

Atualmente, o departamento de Radiojornalismo da Semcom realiza, entre outras produções, áudio releases, que são as matérias produzidas com gravações dos gestores municipais; os spots do Momento Cidadão, veiculado no espaço publicitário das emissoras de rádio; e os podcasts, as reportagens em áudios para a web. De janeiro a meados de Setembro deste ano já foram enviados às emissoras 2.268 notas e matérias, produzidos 385 podcasts – que somam 11.600 plays -, além de 110 spots do Momento Cidadão.

“O rádio nunca vai ser um veículo ultrapassado. Eu acho que o rádio está se reinventando e o setor público, assim como a Secretaria de Comunicação e as assessorias precisam buscar sempre essa modernidade para que o rádio acompanhe todo esse movimento e todo esse progresso da sociedade e continue preservando os seus ouvintes e público fiel.”, destacou a subsecretária municipal de Comunicação, Mônica Santaella, reforçando a importância do rádio para a eficácia da comunicação entre poder público e a população.

A data de 25 de setembro é uma referência ao nascimento de Edgard Roquete Pinto que é o “Pai do Rádio Brasileiro”, uma vez que em 1923, ele fundou uma das primeiras emissoras do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Para acompanhar as ações da Prefeitura de Manaus, em podcast, basta acessar as redes sociais ou endereço eletrônico www.soundcloud.com/prefeiturademanaus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.