Doze horas de pura “Arte e Juventude”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), realizou nesta sexta-feira, 10, a segunda edição do projeto ‘Arte e Juventude’.

Ao todo, dez atrações fizeram a alegria de 600 adolescentes de escolas municipais que prestigiaram o evento que reuniu música, arte, mágica, teatro e dança no Seste/Senat da Zona Leste. Todas as sessões foram gratuitas e a atividade foi feita em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult).

A abertura do evento, às 9h, foi realizada pelo Grupo de Teatro da Semdej, que arrancou gargalhadas da plateia. O conjunto formado Clayson Charles, Camila Duarte e Dinne Queiroz, Ítalo Almeida e Jonathan Antunes, apresentou o Sarau de Poesia. Com autoria de Guta Rodrigues, o arranjo contou de uma forma diferente e dinâmica a origem da Poesia, desde Grécia Antiga, passando pela literatura de Cordel até o pós-moderno.

“Pensamos em cada detalhe deste Sarau, que está ensaiado há mais de duas semanas”, disse Guta.

Outra atração que balançou o público foi do cantor Cileno. Participando pela segunda vez do evento, o manaura preparou um repertório repleto de reggae para o “Arte e Juventude”. O show foi aberto pela canção Desenho de Deus (Armandinho) seguida da autoral WWW (I Love You).

“É um prazer poder levar cultura para tantos jovens, pois a divulgação tem que começar pela raiz, pois somente assim é possível criar o bom hábito. Tenho 33 anos de carreira, e quando comecei, o acesso a cultura era muito difícil e ver este projeto hoje dando seus passos é uma emoção muito grande. Já me sinto padrinho”, comentou Cileno.

A segunda edição do Arte e Juventude ainda contou com a apresentação do Grupo Teatral Faz de Conta, Grupo de Dança ComuniArte, animação de mágica com Davis, o ilusionaista; apresentação musical de Márcia Siqueira e Serginho Queiroz, Palhaço Puxa-Puxa, entre outros.

Para o titular da Semdej, Fabrício Lima, a segunda edição do Projeto cumpre e fortalece a promessa de levar cultura, informação e arte para todas as zonas da Cidade. “Isso aqui é a concretização de um sonho, que só conseguimos realizar graça a parceria feita com nossos artistas da terra, que contribuem e plantam uma sementinha em cada edição deste Projeto. Nossa próxima ação vai envolver alunos da Zona Rural e será um dia fantástico. Aguardem que vem novidades ainda este mês”, afirmou Lima.

Maria e sua estreia no teatro

Participaram da 2ª edição do Arte e Juventude três escolas municipais, sendo pelo turno da manhã a Escola Municipal Antônio Moraes, pela tarde a Escola Municipal Ignês Vasconcelos e pela noite Escola Municipal Mistocles.

Uma das mais animadas na plateia era Maria Francisca Nascimento. A garota interagiu com as atrações e foi convidada para dançar no palco pelo palhaço Chocolate. A alegria contagiante teve motivo: Esta foi a primeira vez que a jovem de 16 anos entrou num teatro.

“Só conhecia o teatro pela TV. E quando entrei aqui fiquei feliz, é a realização de um sonho. Gostei de tudo, das peças, dos palhaços, dos musicais. Estou muito emocionada e gostaria de um dia poder ser atriz para trabalhar num teatro”, comentou a estudante do 9º ano da Escola Municipal Antônio Moraes.

‘Arte e Juventude’ desvendando talentos

Após a última sessão do turno da manhã, que encerrou com Cileno, duas alunas da Escola Municipal Antônio Moraes, Ramila da Silva e Raquel Ferreira, pediram autorização da Semdej para cadastrar seus nomes na lista de artistas convidados para as próximas atrações do Arte e Juventude. De acordo com a dupla, as duas cantam desde pequena e tem o sonho de se apresentar num teatro para centena de pessoas.

“A gente canta na Assembleia de Deus da Nova Cidade, mas depois de hoje queremos fazer apresentações para este projeto também. É muito bonito e vamos poder atuar com cantores experientes. Vai ser um sonho e vamos preparar um repertório extenso, incluindo as músicas gospel do grupo Jota A”, disse a Raquel, de 13 anos.

FOTO:ANTONIO LIMA/SEMDEJ

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.