Depois da festa profana, Parintins se queda à religiosidade e festeja a padroeira N. S. do Carmo

Depois do festival profano, a festa religiosa da padroeira de Parintins
Depois do festival profano, a festa religiosa da padroeira de Parintins
Depois do festival profano, a festa religiosa da padroeira de Parintins

Parintins é assim uma cidade que sabe misturar muito bem o profano com a fá. Cidade que tem como padroeira Nossa Senhora do Carmo, no fim de julho há 50 anos realiza um grande festa profana, conhecida internacionalmente como Festival Folclórico de Parintins, que tem como astros principais os bumbas Caprichoso (este ano campeão ) e Garantido Iniciam.

Na primeira semana de julho, o profano sai de campo e abre alas para a religiosidade, com os festejos em honra a Nossa Senhora do Carmo, com menos publico que no Festival, mas que consegue reunir milhares de devotos, que chegam a cidade para festejar gloriosa padroeira.

Muita devoção e fé na cidade dos bumbas
Muita devoção e fé na cidade dos bumbas

Nesta segunda-feira, 06, começam os festejos em devoção a padroeira da Diocese de Parintins (369 km de Manaus), Nossa Senhora do Carmo. Este ano, a coordenação do evento religioso, traz o tema: “Maria, presença de Amor na Família”, e o lema: “Família, Santuário da Vida e Construtora da Paz”. Uma extensa programação religiosa e social foi organizada para o povo católico de Parintins e cidades vizinhas até o encerramento no dia 16 de julho.

O pároco da Catedral, padre Rui Canto destaca que “esse tema de 2015 está relacionado a tudo aquilo que representa Nossa Senhora na vida das pessoas, de modo particular trataremos a questão da família, então acolhemos a Virgem Maria como uma presença marcante na vida familiar”. Segundo Padre Rui, o lema é uma maneira de ampliar um pouco mais o tema, tendo presente à realidade da família e a necessidade de afirmar valores ligados ao âmbito familiar e que a fé católica, a fé cristã não pode deixar de falar constantemente num período tão necessário para que se reafirmem esses valores.

O Pároco informa a participação desse ano do Bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, Dom Mário Antônio que reforçará e aprofundará o tema e ao lema e que é estará em Parintins do dia 07 ao dia 16.

na festa de N. S. do Carmo,  azuis e vermelhos se misturam em paz, pela fé
na festa de N. S. do Carmo, azuis e vermelhos se misturam em paz, pela fé

A cidade que realiza uma das maiores manifestações de fé do Estado, esse ano, espera cerca de 30 mil pessoas, principalmente ribeirinhos no cortejo do Círio em louvor à Santa. Através de pagadores de promessas, confecção do andor realizada pelos artistas de Garantido e Caprichoso como agradecimento ao talento e ao trabalho realizado durante o festival folclórico, decorações de Ruas e Avenidas por onde passará a procissão, além de fogos de artifício, marcam a grandiosidade do evento.

A programação da segunda-feira inicia às 6h com a Santa Missa, após teremos a tradicional Alvorada com o Círio Fluvial saindo da Boca do Limão. As 9h haverá uma recepção à imagem de N.S. do Carmo no Porto de Parintins, em seguida se dirigindo em carreata até a Igreja de São José.

As 18h, a procissão sairá da paroquia de São José Operário, percorrendo as Ruas Nações Unidas, Álvaro Maia, Av. Amazonas até a Catedral de N.S. do Carmo, após acontecerá a Santa Missa solene de abertura oficial do novenário. Durante vários meses em Parintins, outras cidades do Baixo Amazonas e na Capital, a imagem da padroeira fez peregrinação realizando visitas em escolas, bairros, cidades e comunidades rurais.

Amazonianarede-JI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.