Delegado combate o crime e conquista a confiança da população

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Delegado Titular do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o carioca Ivo Martins, 40, reside em Manaus desde 2011, quando passou a integrar o quadro efetivo da Polícia Civil do Estado, após aprovação em concurso público realizado pela instituição em 2009.

Comprometido com a carreira, o jovem delegado, formado em Direito pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro, vem se destacando pelo comportamento cordial e o engajamento social junto aos moradores do bairro Novo Israel, na Zona Norte da cidade, onde está localizada a delegacia de polícia que ele comanda.

“Conto com o apoio irrestrito da direção do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), dos gestores da Delegacia Geral, bem como da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que nos dão todo o suporte para realizarmos um bom trabalho. É algo efetivamente integrado, desenvolvido também em parceria com a Polícia Militar”, destacou Ivo Martins.

Sempre muito prestativo e empenhado em elucidar casos, cumprir mandados e acompanhar os registros de ocorrências cadastrados na unidade, o delegado tem acompanhado de perto as necessidades da comunidade e não tem medido esforços para tentar resolver os problemas que surgem no dia a dia.

Para isso, ele conta com a ajuda imprescindível dos colaboradores do 18º DIP, como a psicóloga Jeanne Pinheiro, 30, que realiza em média 90 atendimentos ao mês. “Cada DIP possui um setor psicosocial, formado por assistentes sociais e psicólogos, que fazem parte do projeto ‘Ame a vida’, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas). Nós ajudamos como podemos por aqui e com isso temos conquistado a confiança dos comunitários”, destacou.

Além de representar a Polícia Civil nos eventos realizados nas escolas e igrejas do bairro, o delegado Ivo Martins ocasionalmente utiliza a influência que possui para ajudar os populares com instruções sobre questões pessoais, como recebimento de pensões e benefícios sociais. Recentemente ele teve o apoio da Aeronáutica para transportar duas mulheres que não tinham condições de viajar para velar um parente.

De acordo com Jeanne, muitos moradores já se sentem seguros para denunciar o que acontece de ruim no bairro, pedir ajuda quando necessário e deixaram de ver a delegacia como um lugar ruim, frequentado por pessoas que praticam delitos.

“Queremos dismistificar aquela imagem de que delegado é uma pessoa rude, ditadora. Isso não existe mais. O doutor Ivo é muito querido aqui no Novo Israel”, emendou Jeanne.

Parceria

Segundo o titular do 18º DIP, a política desenvolvida pelo Governo do Estado não é apenas de reprimir o crime (prender bandido). “Nossa preocupação é trabalhar principalmente a prevenção, que engloba a parte social também”, declarou o delegado Ivo Martins.

Para o pastor Glauber, membro da Igreja Universal e responsável pelo programa de rádio “Frequência Jovem”, transmitido diariamente pela rádio Baré AM 1.440, a participação da polícia nos projetos desenvolvidos pela instituição, como o “Dose mais forte” da Força Jovem Brasil (FJB) tem orientado jovens e familiares sobre os riscos e consequências da utilização de entorpecentes.

“A Polícia Civil participa promovendo palestras, conscientizando e auxiliando os comunitários quanto ao uso de drogas”, explicou Glauber.

Na opinião do delegado geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas, Josué Rocha, é importante que a população e a instituição caminhem juntas, e que esses bons exemplos de profissionais influenciem outros policiais a agirem da mesma forma. “Esperamos que todos ajam com comprometimento e cordialidade. Trabalhamos em prol da sociedade, para que os valores e direitos dos cidadãos sejam respeitados. Nada mais humano que desempenhar o seu trabalho e utilizar a sua influência para ajudar o próximo cumprindo o seu dever”, destacou Rocha.

(Matéria exclusiva enviada ao Jornal A Crítica
Fotos: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Amazonas/ Divulgação) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.