Definida programação de abertura do 50º Festival Folclórico de Parintins

Um dos vários grupos folclóricos que se apresentarão no festival
Um dos vários grupos folclóricos que se apresentarão no festival
Um dos vários grupos folclóricos que se apresentarão no festival

Parintins, AM – Após muita discussão e mudanças no calendário, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Associação Folclórica de Quadrilhas e Danças de Parintins (AFQDP) definiram a programação de abertura do 50º Festival Folclórico de Parintins. De 17 a 21 de junho os segundo grupo de festival (quadrilhas e bois mirins) irão se apresentar na Praça dos Bois.

A disputa foi dividida por grupos de quadrilhas, danças e bois mirins. As apresentações iniciam as 20h, exceto no primeiro dia (quarta-feira,17) que começa as 18h com exposição das telas que participaram do concurso do cartaz do festival 2015. Em seguida, começa a disputa das quadrilhas da chave “A”: As Fofinhas na Roça, Os Tapuios na Roça, Fogueira na Roça e Os Caipiras na Roça.

Quinta, 18, é a vez do grupo “B”: Esperança na Roça, Dança Portuguesa, Filhos de Hippes e Os Originais do Folclore. A noite inicia com apresentação especial do grupo Afro Rítmica Brasileira da escola Dom Gino Malvestio.

Sexta-feira, 19, tem apresentação especial da Dança do Sol Nascente da comunidade Vila Amazônia, com disputa das quadrilhas da chave “C”: Explosão na Roça (Macurani), Camponeses na Roça (Parananema), Festança na Roça e Fogo na Roça (Aninga).

No sábado, 20, a Dança do Gavião Real, outra manifestação cultural da Vila Amazônia, faz apresentação na Praça dos Bois. Em seguida, acontece a exibição do grupos “D”: Discipulos de Shaolin, Dança Parintintin, Os Cowboys na Roça e Explode Coração (Mocambo).

Os bois mirins Tupi, Estrelinha e Mineirinho fecham o último dia (domingo, 21) do segundo grupo do Festival Folclórico de Parintins 2015. O presidente da AFQDP, Alfredo Coelho, informa que amanhã, 15, membros da associação estarão na Praça dos Bois para ornamentação do espaço que conta com apoio da Sectur.

O governo do estado anunciou repasse de R$4.200,00 para cada grupo folclórico, porém o recurso só será repassado entre os dias 01 e 10 de julho, ou seja, dez dias após o encerramento da festa. A prefeitura de Parintins deu a cada quadrilha mil reais como adiantamento para confecção de fantasias e demais serviços.

bumbasBumbás

O ápice do festival, o grande e mais esperado, será sem nenhuma dúvida os três últimos dias quando a cidade de Parintins se veste de azul e vermelho, para as grandes apresentações dos bumbas ‘Caprichoso” e “Garantido”, por três noites seguidas, no final do mês, no ‘ Bumbódromo’, marcando também, o encerramento da mais famosa manifestação cultural da cidade, conhecida internacionalmente e os astros maiores, são os bois de pano Caprichoso e Garantido.

Enquanto esse momento não chega, parintinenses e visitantes da Ilha Tupinabarana, se divertem com outras manifestações folclóricas que ocorrem ao longo do festival.

 

Amazonianarede- JRP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.