Curso ajuda melhorar a qualidade da farinha em Anori (AM)

(Reportagem: Paula Vieira)

O cultivo da mandioca para produção de farinha é uma atividade bastante praticada pelas famílias rurais nos 62 municípios do Amazonas.

E por ser um produto que faz parte da alimentação diária dos amazonenses, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) tem a preocupação de orientar os agricultores a produzirem um alimento de qualidade, prezando a segurança alimentar e nutricional da população.

No período de 21 a 25 de outubro, a Unidade Local do IDAM/Anori (distante a 195 quilômetros de Manaus) realizou um curso sobre a melhoria na qualidade da farinha de mandioca, que contou com apoio da Prefeitura Municipal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação de Produtores Rurais e Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa).

O objetivo do curso foi proporcionar aos agricultores conhecimentos técnicos que melhorem a qualidade da farinha, tendo em vista o aumento da renda familiar.

“Temos que incentivar as famílias a produzirem o alimento dentro dos padrões de qualidade, sempre levando em consideração a importância da higienização durante todos os processos de produção”, ressaltou o gerente do IDAM/Anori, Jean Frank Magalhães.

O curso desenvolvido com aulas teóricas e práticas foi ministrado pelo técnico do Senar, Cleberson Seibet de Oliveira, que repassou conhecimentos sobre a importância das boas práticas de fabricação em todo o seu processo, que vai desde a colheita até o beneficiamento do produto final, e chamou a atenção para a aparência dos grãos, onde o ideal é padronizá-los para que o produto ganhe maior valor no mercado.

Para o extensionista rural do IDAM/Anori, Sóren Farias, após a capacitação será possível agregar valor ao produto, pois os agricultores colocarão em prática todos os conhecimentos aprendidos e ainda poderão multiplicar com os demais para que a qualidade da farinha de Anori venha ser referência.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.