Cultura Itinerante abre inscrições para o Projeto Música no Parque

Manaus – Os espaços verdes e parques de uso público geridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) começarão a ser utilizados como palcos para a realização de oficinas de música.

A programação faz parte do Projeto Música no Parque, desenvolvido pelo Programa Cultura Itinerante, da Fundação Municipal de Cultura e Artes/Eventos e Turismo (Manauscult).

O programa foi lançado na manhã desta quarta-feira, 19, no Parque Municipal do Mindu, e já a partir desta quinta-feira, 20, às 14h, dará início às inscrições para os interessados em participar das oficinas de violão, flauta, canto e percussão. As oficinas ocorrerão no Parque do Mindu, no Parque Dez, e terão três meses de duração, com aulas realizadas no próprio parque. As inscrições poderão ser feitas no Parque do Mindu, das 14h às 17h, e na sede da Manauscult, das 8h às 17h.

Poderão participar crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos. O projeto foi criado para estimular o desenvolvimento de novos talentos musicais, com a possibilidade de aulas gratuitas ministradas por professores especializados. A estimativa é de que as inscrições ocorram até o próximo dia 25. Serão disponibilizadas, no total, 120 vagas. As oficinas serão ministradas por Gonzaga Blantes (Violão), Karine Aguiar (Canto), Igor Saunier (Percussão) e Mikeas Silva (Flauta). De acordo com a Diretoria de Cultura da Manauscult, após o encerramento das inscrições, será marcada uma audição com todos os inscritos para a identificação das aptidões de cada um dos participantes.

Incentivo

Durante o lançamento do Programa Cultura Itinerante, a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, ressaltou a importância da parceria com a Manauscult no sentido de utilizar as áreas protegidas como espaços que possam ser ocupados com arte e cultura. “Precisamos incentivar campanhas de mudanças de atitude em relação a problemas ambientais como lixo no chão, desmatamento, derrubada de árvores, e nada melhor do que iniciativas de cultura e arte para, de modo lúdico, trabalhar esse comportamento e fazer com que a população possa ser parceira da Prefeitura nesse processo de reconstrução da cidade e valorização do meio ambiente”, afirmou a secretária. Segundo ela, o trabalho começará pelo Parque do Mindu, com as oficinas de música, e se estenderá a outras unidades mantidas pela Semmas, a exemplo dos Parques Nascentes do Mindu, Jardim Botânico Adolpho Ducke, RDS do Tupé, entre outros.

Kátia Schweickardt informou que a intenção da secretaria é levar também atividades de teatro infantil e adulto, dança e outras expressões artísticas para parques e praças mantidas pela Semmas. “Tudo isso representa melhorias para a qualidade de vida da população”, reforçou.

O presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, agradeceu o empenho da equipe no sentido de viabilizar a iniciativa de levar arte e cultura para toda a cidade de forma itinerante, em cumprimento a uma das promessas de campanha do prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Neste sentido, firmamos uma valiosa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a realização do projeto Música no Parque e estaremos levando nossa Caravana da Cultura Itinerante aos bairros da cidade, identificando e abrindo oportunidade para novos talentos”, afirmou Bernardo. O primeiro bairro que receberá a Caravana da Cultura Itinerante será o Mauazinho, no dia 22 de junho de 2013, de 15h às 19h.

Foto: ALTEMAR ALCANTARA – SEMCOM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.