
Amazonas – Apesar do grande esforço que vem sendo desenvolvido no Estado, contra a violência, roubos e assaltos, a situação não está nada boa e a onda de crimes aumenta, deixando a população e autoridades preocupadas. O número de veículos roubados ou furtados em Manaus chama atenção. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), um comparativo entre os anos de 2014 e 2015 mostra um aumento de aproximadamente 5% nos casos de roubos e furtos.
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Seguros apontou a capital amazonense como a recordista de roubos de veículos no país no último ano. No Brasil, os dados registrados impressionam, somando o alarmante número de 57 veículos roubados por hora no país. Entretanto, os dados apontados pela pesquisa foram rebatidos pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes.

Segundo a pesquisa, Manaus foi colocada em primeiro lugar no ranking de roubo e furto de veículos, com aumento de 25,63%, em relação a 2014. Entre as outras capitais que aparecem na pesquisa está Porto Alegre (RS), em segundo lugar, com 24,34%, e Recife (PE), com 11,51%. O Rio de Janeiro aparece em quarto lugar, com um aumento de 5,04%.
A soma dos anos passado e retrasado chega a 9.075 casos registrados. Somente em 2014, 4.427 veículos foram roubados ou furtados, sendo a maioria automóveis e motocicletas.
Deste número, foram recuperados 2.531 veículos. Já em 2015 foram registrados 4648 casos, sendo recuperados 3.408.
A Delegacia Especializada em Roubos e furtos de Veículos (Derfv) ressalta que o veículo mais visado pelos criminosos são motocicletas de baixa cilindrada.

Entretanto caminhões, ônibus e micro ônibus também são alvos dos criminosos, mas em menor número. Em 2014, aproximadamente 20 casos de furto foram registrados, contra 46 de roubo. No ano de 2015, o número de registros diminuiu para cerca de dez casos, entre roubos e furtos.
Em nota, o delegado adjunto da Derfv, Felipe Vasconcelos, comenta que a equipe da especializada realiza investigações e ações no combate aos crimes. Os mais comuns são adulteração de sinal de veículos, falsificação de documentos, entre outros.
Amazonianarede