Copa tira turistas do festival de Parintins

27-06parisParintins, AM – A AmazonasTur, empresa estatal que cuida do turismo no Amazonas e por isso atua no Festival Folclórico de Parintins, calcula que este ano o turismo na Ilha de Tupinabara, apresente uma queda entre dez e doze por cento, em função da Copa do Mundo no Brasil, que teve jogos em Manaus e que será encerrada no próximo dia 13 de julho.
A presidente da AmazonasTur, Oreni Braga, calcula que pelo menos 65 a 70 mil visitantes cheguem a Parintins, para o Festival que tem como astros os bumbas Caprichoso e Garantido que começa hoje com a abertura feita pelo Caprichoso.

A estimativa, segundo a presidente do órgão estadual de turismo, Oreni Braga, é baseada no Boletim de Ocupação Hoteleira, dos empreendimentos do município, e também na movimentação no aeródromo Júlio Belém, que este ano conta com a operação de três companhias aéreas: Azul Linhas Aéreas, Gol e MAP.

Grande parte desses turistas, aponta o levantamento, vem de Manaus, que continua como o principal emissor para o município. Em seguida vem Santarém, Belém, Itacoatiara e São Paulo. “Esse levantamento é importante para que no futuro possamos reforçar a política de promoção da festa nessas cidades e também no exterior”, informou Oreni Braga.

Ainda no levantamento da Amazonastur, os turistas informaram que permanecem em Parintins em média quatro dias, com um gasto médio de R$ 146.

Oreni disse ainda que a maior parte dos visitantes que devem estar em Parintins, são de Manaus e municípios do Chamado baixo-Amazonas, seguindo do Estado do Pará, com ênfase par os municípios próximos a Ilha.

Ele garantiu que essa diminuição de turistas, não vai atrapalhar e nem tirar o brilho do Festival que é conhecido internacionalmente.

Tudo pronto

Realizado pelo governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Parintins, e patrocínio máster da Coca-Cola, o 49º Festival Folclórico de Parintins está com sua estrutura toda pronta para encantar visitantes e moradores.

Ao todo, 20 órgãos públicos e empresas estão envolvidos na realização do evento, que tem investimentos de R$ 12 milhões do governo do Amazonas, incluindo patrocínio aos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, sonorização e iluminação dos ensaios e apresentações no bumbódromo, e a operacionalização da festa no local.

“Todos os anos trabalhamos para fazer um festival cada vez melhor. E este ano, a ordem do governador José Melo é superar as expectativas. E é nisso que estamos empenhados”, afirmou o titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Robério Braga.

No início de junho, a SEC reuniu todos os órgãos, empresas e agremiações envolvidos no festival para os últimos acertos para que a maior festa do folclore popular do Brasil aconteça com sucesso e segurança para brincantes e visitantes.

Amazonianarede – AmazonasTur

 

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