Copa das Confederações cria ‘farra’ de feriados

Fortaleza – Penaforte, no extremo sul do Ceará, tem 8 mil habitantes e fica a quase 600 km de Fortaleza. Mas, para melhorar a “mobilidade urbana” durante a Copa das Confederações, os funcionários públicos estaduais não vão trabalhar em dois dias durante a competição.

Este é só um exemplo inusitado da “farra” de feriados e pontos facultativos criados por governos estaduais e municipais para a época do torneio da Fifa.

O caso mais bizarro é justamente o que vai colocar de folga funcionários públicos de cidades pequenas e distantes, como Penaforte.

O governador Cid Gomes decretou nesta segunda-feira ponto facultativo em todos os municípios cearenses na quarta-feira, quando o Brasil pega o México, e no próximo dia 27, data da semifinal que acontece em Fortaleza. Só serviços essenciais vão funcionar.

No decreto, o governo do Estado justifica a folga dos funcionários públicos dizendo que “a manutenção do expediente em sua normalidade nas datas de realizações das disputas seria contraproducente”.

Em Fortaleza, apesar das queixas do setor privado, especialmente o comércio, que espera perda da faturamento, ninguém vai trabalhar nos dias dos dois jogos. Na capital, a folga será geral.

Assim, não vão funcionar as escolas municipais, que por causa de seguidas greves de professores está com as aulas atrasadas há seis anos.

Indústrias e comércios que optarem por não parar terão um custo extra, já que como manda a lei os trabalhadores precisam receber dobrado em dias trabalhados nos feriados.

Em Salvador, também com a justificativa de melhorar o trânsito, a Prefeitura decretou feriado municipal também em dois dias, um deles o próximo sábado, quando o Brasil pega a Itália na cidade.(Ag.Estado)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.