Manaus – Seis zonas de combate, 2,2 mil atletas inscritos, R$ 10 mil em premiações e público estimado em oito mil pessoas nos dois dias de competição.
Esse foi o balanço da edição 2014 da Copa Arthur Neto de Jiu-Jítsu, realizada neste fim de semana, dias 6 e 7, no Ginásio Poliesportivo Ninimberg dos Santos Guerra, o “Bergão”, no São Jorge, zona Oeste.
Promovido pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) há mais de duas décadas, o tradicional evento contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), reunindo atletas de aproximadamente 80 academias da modalidade em todo o Estado.
Durante todo o dia e início da noite de domingo, o público presente acompanhou a passagem de grandes atletas do jiu-jítsu pelo tatame. Ao final do torneio, os melhores colocados das categorias Juvenil Peso Médio em diante (Absoluto) e Adulto Galo a Pesadíssimo exibiam as medalhas e premiações em dinheiro, que totalizaram R$ 10 mil.
Destaques
Há 26 anos competindo e um currículo de 14 vitórias em campeonatos amazonenses, Carlos Eduardo Mota, 36, conhecido como mestre “Dudu”, conquistou uma das vitórias que asseguraram à Associação Monteiro mais um título de destaque no torneio. Para ele, é gratificante poder fazer parte de mais uma conquista para a equipe a qual pertence.
“Estou há bastante tempo participando de competições no jiu-jítsu. Venci na categoria Master Pesadíssimo Faixa Preta e, além disso, sinto-me honrado em poder ver o meu filho em busca do mesmo objetivo. Desta vez, ele não conseguiu o primeiro lugar, mas na próxima, com certeza, ele consegue”, declarou o pai de Jorge Luiz, 20, vice-campeão da categoria Adulto Médio Faixa Azul.
A Associação Monteiro venceu na categoria por academias na faixa branca com 327 pontos e na graduado Adulto com 436 pontos. Já os alunos do projeto Nandinho, mantido pela Polícia Civil do Amazonas, somaram 222 pontos, levando a melhor nas categorias Mirim a Juvenil por equipes.
Atletas de ouro
Wesley Mamede, 22, atleta da academia Mutação Team, e André Santiago, 34, da Associação Monteiro, conquistaram ouro nas categorias que competem, Adulto Pesadíssimo Faixa Roxa e Master Pesadíssimo Roxa, respectivamente. De acordo com Mamede, o resultado já era esperado, pois ele já havia conquistado o mesmo título na ultima edição da competição.
“Este evento reúne atletas de altíssimo nível técnico e todos querem participar e ganhar. Foi uma honra poder conquistar dois títulos em duas edições que participei. Ano que vem tem mais e, com certeza, vem mais um título para a minha coleção”, concluiu, otimista, o lutador, integrante da equipe Mutação Team.
Já para André a conquista veio para fortalecer ainda mais a condição física como atleta, já que por conta da carreira de servidor público e a atenção voltada à família, o pouco tempo livre não proporciona a chance de ele participar de muitas competições.
“Pratico jiu-jítsu porque ele ajuda a melhorar minha condição física e é um ótimo esporte para quem procura qualidade de vida. Ganhar títulos é importante, pois o atleta se sente melhor e mais seguro de si. Dedico esta vitória ao meu filho, André Santiago, de oito anos, que já está treinando para em breve começar a competir”, enfatizou o atleta, que contou com a torcida da esposa e dos dois filhos.
O secretário da Semjel, Elvys Damasceno, participou dos dois dias do evento. No local, destacou a importância da homenagem. “Sem sombra de dúvidas, o prefeito Arthur Neto é um dos introdutores do jiu-jítsu no Estado, junto ao mestre Osvaldo Alves. Ele é faixa vermelha, o nível máximo que um atleta pode alcançar na arte suave, e nada mais justo que ter uma competição com o nome dele, que vem contribuindo significativamente para que Manaus seja transformada na capital do esporte”, concluiu Damasceno.
Classificação por academias
Faixa Branca
1º Associação Monteiro – 327 pontos;
2º Equipe Elvys Damasceno – 313 pontos;
3º Gracie Barra – 140 pontos.
Categorias Mirim a Juvenil
1º Projeto Nandinho – 222 pontos;
2º Associação Monteiro – 200 pontos;
3º Equipe Elvys Damasceno – 119 pontos.
Graduado Adulto faixas Azul, Roxa, Marrom e Preta
1º Associação Monteiro – 436 pontos;
2º Projeto Nandindo – 269;
3º Equipe Orlei Lobato – 132.
Reportagem: Isac Sharlon / Semjel
Foto: Karla Vieira/Semcom
Antônio Lima/Semjel