Cooperativas desenvolvem ações em Boa Vista

08-09rrBoa Vista, RR – No “Dia C” – Dia de Cooperar, dezenas de pessoas participaram da campanha de voluntariado, promovida pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), movimento de solidariedade cooperativista criado para estimular a promoção de ações de voluntariado permanentes.

Na capital de Roraima, as atividades foram desenvolvidas na praça Municipal João Mineiro, no bairro São Francisco, e oferecidos diversos serviços gratuitos à população, desde a emissão de documentos, brincadeiras, palestras a oficinas de artesanato.

O evento começou às 8h e se encerrou às 14h. A campanha ocorreu neste sábado (06), em 24 estados brasileiros e o Distrito Federal, em ação simultânea.

O presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos do Cantá, (Cooptac), Carvilho Machado de Almeida, doou brinquedos para as creches do município. “É a primeira vez que participamos desse evento, acreditamos que todos os anos iremos ajudar em ações como esta levando cidadania a quem precisa”, disse.

Lindolfo Flores Marques, presidente da Cooperativa Indígena do Município de Pacaraima fez a doação de duzentos quilos de farinha produzida na comunidade para instituições que precisam de alimentos. “É a primeira vez que gente está participando do evento; é uma ação que nos motiva a continuar o trabalho e a produzir mais em nossa comunidade”, comentou.

Durante o dia, a população pode desfrutar de diversos serviços como, vacinas, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea, RPG, sessões de pilates, atividades de fisioterapia, atendimento médico com clínico geral e emissão de documentos, como carteiras de identidade, de trabalho e de estudante.

A auxiliar de cozinha, Helena dos Santos Andrade, aproveitou a atividade para tirar a primeira identidade para a filha de 12 anos. “Se eu fosse tirar os documentos da minha filha em dias normais, demoraria uns dois meses. Aproveitei o evento para tirar a identidade dela pela primeira vez, apesar do forte calor”, disse.

No dia “C”, que contou com a participação de mais de 30 cooperativas e cerca de 200 voluntários, os boa-vistenses também puderam cuidar da beleza, com serviços de corte de cabelo e manicure, participar de recreação, aprender como reaproveitar alimentos e ter noções de trânsito nos stands do Detran, além de como manusear a urna eletrônica nas eleições 2014 no stand do Tribunal Regional Eleitoral (TER-RR), orientações para empregabilidade e oficinas de artesanato com a utilização de garrafas pet e latinhas, pinturas e esculturas em frutas.

O presidente do Sistema OCB/RR, Sílvio de Carvalho, disse que o “Dia C”, oferece uma série de serviços. E nessa oportunidade e dia de voluntariado, pelo Sistema cooperativista, os cooperados oferecem às suas comunidades o melhor que podem. “É um dia social que envolve todos os municípios em um só lugar com o oferecimento de diversos serviços entre eles, emissão de documentos e de orientação médica”, comentou.

O Superintendente Nacional da OCB, Renato Nóbile, comentou que o evento nasceu em 2009 no estado de Minas Gerais e ano passado foi ampliado para os 25 estados brasileiros, atualmente, ocorre em todo o País, atingindo 1.060 cidades e 1.440 cooperativas, mais de 190 mil voluntários e um público de mais de um milhão e quatrocentas mil pessoas. “O objetivo é estimular a prática do voluntariado e buscar organizar de uma forma sistêmica e continuada a prática dessa atividade que muitas cooperativas praticam isoladamente e sensibilizar a sociedade para a importância do cooperativismo, que tem um fator fundamental que é o desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes, na questão econômica, social e ambiental, uma oportunidade para o engajamento comunitário”, disse.

Por: Marco Aurélio – Jornal de Roraima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.