Paulo de Olivença – Na cidade de São Paulo de Olivença, na calha do alto Solimões, a Polícia Civil apreendeu neste fim de semana peixes ornamentais no Aeroporto do município de São Paulo de Olivença. Os peixes saíram de avião do Pará e seriam levados para a Colômbia. Um homem, de 52 anos, foi preso em flagrante. Um outro suspeito baleado na perna conseguiu fugir.
O delegado José Afonso Barradas Júnior informou à Rede Amazônica que encontrou oito homens desembarcando de um avião sacos plásticos com peixes ornamentais. Na fuga, o piloto deixou para trás 40 arraias de fogo e dois tambores com 120 litros de gasolina.
As arraias apreendidas foram soltas no Rio Camatiã. O homem preso foi indiciado pelos crimes de tráfico de animais silvestres e associação criminosa.
Desde 2012, o aeroporto de São Paulo de Olivença é usado como rota do tráfico internacional de peixes ornamentais vindos do estado do Pará para a Colômbia. Nesse período, a polícia fez sete apreensões na pista.
As cargas clandestinas de peixes que conseguem burlar a fiscalização seguem em embarcações pelo Rio Solimões até chegar em Tabatinga, de onde atravessam a fronteira entre o Brasil e a Colômbia, segundo a polícia.
Amazonianarede