Conselho de Cultura convoca a população para cooperar com Plano Nacional

Prestes a chegar ao final do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), o Conselho Municipal de Cultura (CMC) está convocando a população para conhecer o conteúdo e dar colaborações por meio de sugestões. Depois de pronto, o plano irá nortear as políticas públicas culturais, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Cultura (PNC).

O presidente do CMC, o escritor Márcio Souza, destacou que a elaboração do Plano contou com a participação de representantes de segmentos culturais, como artistas, gestores, produtores e empreendedores sociais. Ele enfatizou, ainda, que o momento agora é de participação popular, pois só assim o projeto será finalizado e poderá ser enviado a Câmara Municipal de Manaus (CMM), para aprovação no mês de outubro.

“Precisamos da colaboração de toda a sociedade, é importante que a população tome conhecimento do plano e possa cooperar para que seja consolidado, não só com a opinião e o posicionamento dos artistas, mas também do povo”, disse o presidente.

Quem quiser conhecer o Plano Municipal de Cultura, pode encontrar o conteúdo no endereço eletrônico concultura.manaus.am.gov.br ou ainda ir até a sede do Conselho Municipal de Cultura, na avenida André Araújo No 2767.

“Quem optar vir até o conselho para pegar uma cópia do plano, ou até mesmo para expor sua opinião, será bem-vindo. Quem preferir em visualizar pela internet, também vai encontrar um espaço para publicar seu posicionamento quanto ao assunto”, finalizou Márcio Souza ressaltando que sem público não há arte, por isso se faz necessária a participação popular.

Plano Nacional

Os Planos Municipais de Cultura irão contribuir para dinamizar a gestão descentralizada das políticas culturais brasileiras, devendo seguir metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei 12.343, em vigor desde o dia 2 de dezembro de 2010.

Estão sendo formulados planos Municipais de Cultura em 12 capitais brasileiras e em oito cidades de regiões metropolitanas. O prazo para que as pessoas possam contribuir com o plano encerra no dia 31 de agosto.

Matéria: Ulysses Marcondes
Foto: Marinho Ramos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.