Congresso discute o desenvolvimento turístico da Amazônia

Amazonianarede – Amazonsat

Manaus – Conhecer florestas e parques ambientais é atividade predominante entre as opções de turismo na região amazônica. Nesse contexto, as cidades são deixadas de lado pelos turistas e por isso, tornam-se carentes de programas de incentivo ao turismo. Para mudar este cenário acontece na capital amazonense, o I Congresso Nacional de Educação, Geografia e Turismo. O evento se estende até esta quarta-feira (14), com convivências realizadas em universidades da capital amazonense.

De acordo com a Mestra em Turismo e Hotelaria e responsável pelo evento, Márcia Raquel, o Congresso discute as interfaces da educação no turismo. “Pegamos experiências de palestrantes sobre geografia e inserimos no congresso”, explicou. O objetivo, segundo Márcia, é integrar todas as áreas de conhecimento e estudo por meio de ensino, pesquisas e projetos de extensão.

O congresso apresenta um papel mediador na discussão de turismo local. Com as informações apresentadas durante todo o evento, a organização espera que os participantes usem os conhecimentos adquiridos e produzam artigos e pesquisas científicas com foco na realidade amazônica. “Queremos que eles tenham uma reflexão sobre o turismo local e que produzam conteúdo para fomentar o assunto mais e mais daqui para frente”, afirmou.

A pergunta que fica é sobre o reflexo dos artigos e pesquisas no cotidiano da cidade. De acordo com a especialista, Márcia Raquel, as pesquisas do meio acadêmico servirão como base para que os órgãos competentes tomem decisões e ações cabíveis ao turismo da cidade. “O turismo na Amazônia é colocado em segundo plano. O nosso papel não fica só na teoria. Podemos colocar o pensamento teórico em prática. Para isso, precisamos das pesquisas, e para possuirmos pesquisas necessitamos promover discussões em congressos como este”, declarou.

O I Congresso Nacional de Educação, Geografia e Turismo é realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As conferências estão acontecendo no auditório Naíde Lins, na Faculdade Fametro (Constantino Nery) e as defesas dos artigos, na Escola de Artes e Turismo (Leonardo Malcher).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.