Comunidade indígena Katxipiri é bicampeã dos Jogos Indígenas de Manacapuru

Manacapuru, AM – Com 15 pontos, um a mais que a segunda colocada, Sahu-Apé, do povo Sateré-Mawé, a comunidade indígena Katxipiri, dos Apurinã, sagrou-se bicampeã dos 8º Jogos Indígenas de Manacapuru.

A competição fez parte da terceira edição do Abril Cultural Indígena no interior do Estado e foi disputada nos dias 20 e 21 de abril, na Aldeia Fortaleza do Patauá, em Manacapuru (a 84 km de Manaus).

São Francisco do Guiribe (Apurinã) e São Francisco do Patauá (Tikuna) terminaram empatadas e dividiram a terceira posição com 12 pontos. Fortaleza do Patauá (Apurinã), com dez pontos, e Jatuarana (Apurinã), com quatro, fecharam a classificação, respectivamente, em quarto e quinto lugares.

Aproximadamente 300 indígenas das seis comunidades envolvidas participaram do 8º Jogos de Manacapuru, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e de parceiros como a Associação da União das Comunidades Indígenas de Manacapuru e Iranduba (Aucimi), Prefeitura Municipal de Manacapuru, Polo Base de Saúde do município e das demais organizações indígenas participantes.

Os jogos de 2013 foram disputados nas modalidades futebol de campo, arco e flecha, natação, mergulho, cabo de guerra e zarabatana, todas no masculino e feminino. À noite, os participantes dançaram e cantaram na festa cultural do povo Apurinã.

Rodízio – No ano passado, os Jogos de Manacapuru foram realizados na comunidade São Francisco do Patauá e Katxipiri também se destacou, dividindo o título com os donos da casa. Para seguir a regra do rodízio, em 2014 a competição será disputada em Katxipiri, situada na estrada do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Identidade – O Abril Cultural Indígena tem o objetivo de estimular o reconhecimento e a valorização dos povos e culturas indígenas, por meio do fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade socioeconômica dessas populações no Amazonas. A ação faz parte do plano de trabalho da câmara técnica “Promoção dos Povos Indígenas”, do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

RESULTADO FINAL DOS 8º JOGOS DE MANACAPURU


Fonte – Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.